Marcelo D’Salete é indicado ao prêmio máximo dos quadrinhos

15241772_10154996209434928_5940580907079445588_n
Foto por: Arquivo pessoal

O paulistano Marcelo D’Salete é professor, ilustrador, design gráfico e autor de grandes obras de histórias em quadrinhos, recebendo ou sendo indicado para diversos prêmios nacionais e internacionais, e agora foi indicado ao Prêmio Eisner, os Oscar dos quadrinhos, com “Cumbe” (2014), que adentrou ao ranking da maior premiação americana de quadrinhos na categoria “melhor edição americana de material internacional“.

Porém, a jornada de D’Salete neste ramo quadrinhístico já possuí quase 20 anos, desde sua estreia nas revistas Quadreca e Front, apesar de seu primeiro trabalho autoral, “Noite Luz“, lançada pela Editora Via Lettera ser publicado apenas em 2008, no Brasil e na Argentina, e traz historietas urbanas envolvidas numa casa noturna.

20150725_122722Desde então, D’Salete engajou em pautar temas distintos que remete a uma história verídica, que tratam sobre a resistência à escravidão no Brasil e ótica dos negros, e assuntos assim fez com que o autor e quadrinista adentra-se ao hall dos grandes artistas brasileiros, ganhando indicações ao Troféu HQ Mix em 2012, por Encruzilhada, na categoria Edição Especial Nacional e em 2015, por Cumbe, nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional.

Marcelo_Dsalete_ideafixa_020
Foto por: Rafael Roncato

No final de 2017, o artista lançou Angola Janga – Uma História de Palmares, uma trama sobre o Quilombo dos Palmares, aonde ele abordou os antigos mocambos da Serra da Barriga, levando quase 11 anos de pesquisa até a confecção final da obra, que é uma mistura de ficção e realidade, numa narrativa do principal personagem da trama, dentre outros importantes naquele cenário, como Antônio Soares, Ganga Zumba e Ganga Zona, numa visão em que criativa em transferir as memórias de uma época a partir dos negros que fundaram aquele local de resistência.

Uma trama com um tema tenso, com vericidade na história, afinal não ouvimos falar aprofundado sobre o Quilombos dos Palmares na escola, e o que aprendemos é raso e superficial, com menosprezo e discernimento aos negros, enquanto a história é bem mais complexa e contextual, que gerou reformas importantes na política posterior àquele ano.

angolajanga
Parte integrante do quadrinho ‘Angola Janga’, de Marcelo D’Salete (Reprodução)

Sem duvida uma história que fará Marcelo D’Salete ser indicado em algumas premiações pelo mundo a fora, pois apresenta de forma objetiva e autêntica numa história distinta daquela ensinada nos livros de História escolar, mostrando uma faceta de lutas, batalhas e sobrevivência dos negros perante a uma Coroa Portuguesa que apenas queria que eles fossem se submetidos à sua autoridade.

 

E desta nova indicação do artista, com “Cumbe”, D’Salete concorre na categoria junto com “Audubon: On the wings of the world“, de Fabien Grolleau e Jerémie Royer (Nobrow); “Flight of the raven“, de Jean-Pierre Gibrat (EuroComics/IDW); “FUN“, de Paolo Bacilieri (SelfMadeHero); “Ghost of Gaudi”, de El Torres e Jesús Alonso Iglesias (Lion Forge/Magnetic), e “The ladies-in-waiting“,de Santiago García e Javier Olivares (Fantagraphics).

eisner_nominee_sealSão mais de 120 títulos impressos e online de mais de 50 editoras, produzidos por autores em todo o mundo. A votação encontra-se disponível aos profissionais dos quadrinhos através do site oficial até o dia 15 de Junho, e a cerimônia de entrega será no dia 20 de Julho durante a San Diego Comic-Con, na Califórnia.

Além de D’Salete outro brasileiro também foi indicado à premiação, o quadrinista Leonardo Romero, na categoria “melhor série“, com a participação em Hawkeye, da Marvel, realizada em parceria com Kelly Thomson e Mike Walsh.

Para saber mais sobre o trabalho de Marcelo D’Salete acesse: Site

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s