O Conto da Aia – Um romance totalitário, cristão e opressivo nos direitos às mulheres de Gilead

valkirias-o-conto-da-aia-maternidade

Um sucesso no mundo literário é a obra O Conto da Aia, da escritora canadense Margareth Atwood, que é um romance distópico de 1985, situado na Nova Inglaterra em um futuro próximo, que agora é parte de uma teonímia totalitária fundamentalista cristã que derrubou o governo dos Estados Unidos. A história tem um cenário uma república onde não existem mais jornais, livros nem filmes tudo fora queimado.

downloadAs universidades foram extintas, também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América.

A obra explora os temas da subjugação das mulheres e os vários meios pelos quais elas perdem individualismo e independência. O título do romance ecoa os componentes de Os Contos de Cantuária de Geoffrey Chaucer, que compreende uma série de histórias conectadas.

coverlg-home

O livro já foi adaptado em filme (1990), em uma ópera (2000) e recentemente foi para a TVThe Handmaid’s Tale, em que tem Elisabeth Moss, interpreta June Osborne/Offred. June Osborne/Offred é uma mulher que é capturada na tentativa de fugir para o Canadá com seu marido, Luke e sua filha, Hannah. Devido a ser fértil, ela vira uma aia do Comandante Fred Waterford e sua esposa, Serena Joy, e renomeada a “Offred”.

Mais Informações:
The Handmaid’s Tale
Autora: Margaret Atwood
Editora: ROCCO
Edição: 2
Ano: 2017
Assunto: Literatura Internacional – Contos e Crônicas
Encadernação: BROCHURA
Nº de Páginas: 368

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s