De pedalada a pedalada a banda Contando Bicicletas conquista seu espaço na música popular

16830734-1323970881005241-9207284752076097547-n
Foto por Pedro Arantes

Há algumas semanas atrás apresentamos uma banda do Rio de Janeiro aqui em nossa embarcação, com uma sonoridade única e uma composição repleta de emoções, reflexões, mas muito alegre e colorido, com músicas inovadores e apresentando uma nova faceta para a música pop nacional. Trata-se da Contando Bicicletas, um grupo que era para navegar junto conosco no oceano, pois seria Contando Barquinhos, mas que os integrantes acabaram optando por outro transporte, as bicicletas.

26166559-1648473705221622-6640523492463271555-n
Foto por Emilia Alcoforado

A Contando Bicicletas se formou em 2015, quando o guitarrista Mateus, Ribas e Luiz estudavam no Centro Musical Antonio Adolfo, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, aonde os músicos viviam tocando juntos em apresentações da escola e composições, que eles mal sabiam que entraria numa parceria de um projeto musical, ali já era o começo de um história de amizade e claro, muita música, que somou quando Luiz que na época estudava no mesmo colégio de Vitor, e tinha uma outra banda. No entanto, os quatros rapazes foram se encontrando musicalmente e a parceria deles não parou, tanto que se concretizou na formação da banda.

Nós tocamos várias vezes juntos nos showcases da escola, inclusive músicas que um dia gravaríamos para o Se Quer Aventuras. Nem imaginávamos que aquilo era o começo de uma linda história de amizade e música. Luiz e Vitor estudaram no mesmo colégio, e tinham uma outra banda na mesma época. Aos poucos fomos nos encontrando nós quatro e acabamos concretizando essa ideia de formar uma banda“, esclarece Mateus sobre a formação do grupo.

22221707-1558761934192800-2992012272141026640-n
Foto por Coletivo Trama

E neste pouco menos de cinco anos juntos, a Contando Bicicletas é considerada destaque da cena musica nacional, porém os garotos não veem isso como algo grandioso, pois “é difícil perceber isso enquanto estamos ainda vivendo o momento, divulgando o disco, trabalhando em cima dele. E também é difícil nos considerar destaque enquanto várias de nossas referências da música nacional independente estão bem mais estabelecidas que a gente. Talvez com algum tempo e distância isso ficará mais claro para gente“, completa o vocal e violão, Luiz Felipe.

É como em suas canções, acontece naturalmente, sem pressão ou ansiedade de chegar logo ao topo, eles apenas curtem o momento e vivenciam cada experiência nesta jornada, conectando fases distintas e somando numa única ascensão de sentimentos e sensação.

Acontece naturalmente porque são todos temas que vieram de experiências bem pessoais da mesma época das nossas vidas, misturando vários sentimentos que no final das contas vêm do mesmo lugar: do emocional e da reflexão individual. Mas proposital também porque valorizamos muito nesse trabalho a ideia do álbum como uma unidade, que conta uma história contínua tanto musical quanto tematicamente“, diz Luiz sobre a conexão das composições da banda.

O primeiro compacto da Contando Bicicletas foi “Se Quer Aventuras”, um projeto intrínseco, que mistura o indie com o progressivo, mesclando com a música popular brasileira e referências contemporâneas e alternativas da música nacional.

No entanto, os meninos são muito pés no chão, e sonham com a cabeça no lugar e as ideias no mundo da música, pois eles almejam atingir um degrau de cada vez, mas sempre divulgando e difundindo suas músicas pelo país, com novos lançamentos, turnê nacional e novos projetos, que o Luiz Felipe adiantou que eles já estão escrevendo as canções para o novo compacto, que irá garantir que a volta às raízes vai ser genuína.

12038364-930396927029307-5443668773869667011-n
Foto por Luiza Quental

E por fim os integrantes da Contando Bicicletas deixou um recadinho para nossos tripulantes e os bicicleteiros que o seguem durante em cada pedalada que eles dão.

Queremos agradecer ao Barquinho Cultural pela oportunidade. Aos fãs existentes: muito obrigado pelo apoio todo. Tudo que somos é por causa de vocês! Ao fã em potencial: dê uma conferida no nosso disco e nos conte o que achou! Se curtir, mostre para um amigo“.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s