Artista recifense reúne misticismo para apresentar as lendas e mitos do folclore nacional

CAPA1

Roberta Cirne é quadrinista e pesquisadora da história Pernambucana e todo suas lendas e folclores residentes na região. Tanto que seus maiores trabalhos são sobre direcionadas às histórias sombrias de Recife, como em seu último projeto lançado durante a CCXP 2018, “Sombras de Recife“, uma HQ para os amantes de suspense, terror e fatos históricos.

Agora, Roberta apresenta um novo projeto, que agregaria a prática mística com a ponte para o que teria de mais divino no ser humano, nascendo então o “Tarô do Folclore”, aliando esoterismo com segmentos folclóricos e étnicos de todo o Brasil, junto com lendas e mitos e cada região nacional.

Minha área artística é a das histórias em quadrinhos sobre folclore local de Recife e Pernambuco, porém eu sentia a enorme necessidade de trabalhar o folclore brasileiro como um todo“, comenta a artista sobre a necessidade de somar o místico com o folclore.

CARTAS-2

A ideia deste projeto era produzir um INKTOBER (aonde os artistas postam 31 de suas artes em nanquim e lápis, durante o mês de outubro), mas o número de cartas do Arcano Maior não caberia no mês inteiro, foi onde Roberta desistiu desta ideia e passou a produzir outras em lápis, preparando seu material para algo inovador e surpreendente.

Então, a quadrinista organizou suas ideias, e indo aos eventos literários, lançamentos de HQs, dentro outras convenções culturais, que foram ampliando sua mente, mas foi durante a CCXP 2018, em que Roberta teve o insight de que precisava fazer um tarô; “Era uma voz que gritava para mim, clamando ser realizada“, completa a quadrinista.

Após isso, a ansiedade em começar a produzir foi imensa, ela mal podia esperar para voltar para Recife e pôr a mão na massa desta produção, que começou já nas primeiras semanas de 2019.

CAIXA-DO-TAROO projeto reúne 22 cartas no total perfazendo os Arcanos Maiores, baseadas no Tarô de Marselha, com suas cores e simbologias correlativas e associados nas criaturas folclóricas de cada região. Aonde todas as lendas e mitos foram escolhidos ao acaso, sendo realizado um rigoroso estudo e pesquisa mística e folclórica, em obras de autores de renomes, como Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Pappus,G. O. Mebes, entre outros.

Cada arcano representa fielmente seu real significativo e interligada, como as cores das roupas roupas, objetos, posições, figuras geométricas estão completamente relatadas, fazendo com que o deck além de um item de coleção, seja plenamente jogável.

Além das cartas, há um livro com as artes de cada carta, descrita nele, em forma de artbook, com métodos divinatórios, possuí 22 arcanos das cartas e os significados de cada uma delas, com descrições das criaturas do folclore nacional e do imaginário, em artes aquareladas, numa edição exclusiva e original projetada pela própria artista.



Para conhecer mais deste projeto acesse a página do financiamento coletivo, e saiba um pouco deste tarô artístico, representado com artes de lendas e mitos do folclore brasileiro.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s