“Sons do Brasil” apresenta a vasta e distinta essência musical do Brasil

depositphotos-221574702-stock-video-young-attractive-girl-is-sitting

O Brasil é muito mais do que apenas um ou outro gênero musical, muito rico culturalmente, nós temos uma facilidade em criar e expôr inovações culturais em diversas nuances da cena. Todavia, nem todos tem a mesma oportunidade para mostrar e apresentar seu trabalho e suas ideias para o público, que acaba recebendo sempre os mesmos estilos e artistas, nos mesmos veículos de comunicação.

37661347-1841755959196182-2784878488606212096-nBaseado nessa ideologia o produtor e radialista Sergio Sagitta criou o projeto “Sons do Brasil”, que visa expandir e dar vez aos artistas independentes, no início ele somou sua ideia com a Saraiva do Shopping Vila Olímpia. Num horário bem peculiar e bastante proposital para que as revelações e novas facetas pudessem compartilhar seu som com a galera que passasse pelo shopping às sextas-feiras no horário do almoço. E essa ideia foi tão expressiva, que uma casa de show, na região de Moema o convidou para levar o projeto para ser realizado lá, mas o foco sempre foi o mesmo, em propagar e difundir o artista independente junto a massa. E desde então, já são nove anos, que serão completados em setembro de 2019.

A ideia do Sons do Brasil é dar vez e voz para músicos e bandas talentosas, mas que não tinham espaço para mostrar seu trabalho”, explica Serginho, como o idealizador é conhecido na cena musical.

47018853-2015672478471195-1322720678717161472-n
Foto por Leandro Godoi

O projeto “Sons do Brasil” cresceu e precisa de um suporte da mídia para promover e chamar novas facetas para mostrar seu trabalho junto a ideia, foi então que Sagitta buscou algumas rádios que poderiam agregar essa idealização a sua programação, e em 2015, o projeto ganhou uma versão no formato programa de rádio, transmitido semanalmente pela Rádio USP (São Paulo – 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e pela internet.

Presente-para-M-sicos

Outro diferencial é que ao se apresentar, todo artista tem uma oportunidade de indicar um novo músico que está começando, para mostrar novas faces e ensejos da cena musical independente, além de sempre levar ao programa um profissional que está no meio musical, mas não é músico para mostrar o lado b da produção, dentre esses produtores, mixadores de som, jornalistas, assessores, etc. E assim, já são quatro anos no ar, recebendo muitos artistas e profissionais da música como, por exemplo, Kamau, DJ Erick Jay, O Teatro Mágico, João Suplicy, Blubell, Xaxado Novo, Peu Del Rey e Marcelo Manso, fundador do projeto Mais Brasil.

O programa ganhou tanta notoriedade e reconhecimento, que já foi indicado ao APCA 2016 e o prêmio PPM como Melhor Programa de Rádio do Ano por dois anos consecutivos (2017 e 2018), além do Prêmio APCA 2018 como melhor Produção Musical do Rádio – SP.

46212231-1994697393902037-7626996636404678656-n
Foto por Leandro Godoi

Após esse êxito de transmissão e difusão diante da música alternativa nacional, Sagitta resolveu voltar em sua ideia original e resgatar a essência do projeto, realizando shows em prol a valorização da música autoral brasileira. A primeira edição aconteceu em 2018 no Lab Pensante, com o apoio do Núcleo de Fomento Linguagens (Música) da Secretária do Municipal de Cultura de São Paulo.

E a ideia foi tão bem aceita e exitosa, que em 2019 o produtor retomou para fazer uma nova edição do evento, que contará com seis shows e atividades de formação de painéis com diversos profissionais, durante os meses de junho a novembro, sendo realizado uma performance por mês, no Atalier Travessia. A produção executiva fica por conta de Ana Luíza Pradella e Thainá Rossati, e o evento é totalmente gratuito.

musica

Além disso, o projeto “Sons do Brasil”, não visa lucrar em cima dos artistas, mas sim em promover e difundir a cena artística no Brasil, dando a abertura para que o público conheça sons e estilos distintos, e não apenas o mesmo que está cotidiano convencional na cena musical, trazendo uma renovação e estimulo para aqueles que só precisam de uma chance para levar seu trabalho para o público, sendo a janela específica para amostrar o âmago musical.

Para conhecer mais sobre esse projeto acesse a fanpage oficial “Sons do Brasil”, ou então, do Atelier Travessia, aonde além de vivenciar um novo ensejo musical aos seus ouvidos, você saber mais sobre a agenda de shows deste trabalho, inerente e ínsito.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s