‘As Telefonistas’ – Um drama envolvente liderado por mulheres valentes e audaciosas

as-telefonistas-primeira-temporada

Estreou nas últimas semanas de fevereiro, a primeira parte da temporada final de “As Telefonistas” (Las Chicas del Cable), que mostra de maneira romântica assuntos tensos e considerados polêmicos na sociedade. Apesar da série de passar entre as décadas de 20 a 40, esta traz com sutileza e muita bravura o poder feminino diante ao machismo petulante que ordenava naquela época, além de envolver belíssimas histórias de amor e reviravoltas incomuns no decorrer da narrativa.

O enredo tem como personagens principais Lidia Aguilar (Blanca Suárez), María Inmaculada “Marga” Suárez (Nadia de Santiago), Carlota Rodríguez de Senillosa (Ana Fernández) e Ángeles Vidal (Maggie Civantos), quatro mulheres com histórias e vidas distintas, mas com um objetivo em comum, defender seus ideais e no que elas acreditam com exatidão, e juntas irão conquistar seus anseios e serão mais do que amigas, mas uma família, enfrentando dores e mágoas que fere todo o âmago inerente de cada uma delas. Além de descobrir desejos íntimos e peculiares em suas vidas.

Blanca-Suarez

No caso de Lídia, que apareceu na Companhia de Telefonia – um dos principais locais de onde se passa a trama – para quitar uma dívida e se livrar do mal que a devasta, mas que ao chegar lá encontrará não apenas as garotas, mas também um novo e grande amor pelo diretor da Companhia Carlos Cifuentes (Martiño Rivas), e reencontrar um passado que nem mesmo ela se recordava, de quando ela era Alba Romero e tinha um sonho de ir à Madri e viver um lindo conto de amor com seu primeiro amor, Francisco Gómez (Yon González), e que este sentimento irá regressar a tona, cambiando todos seus planos e afligindo a mente e o coração desta mulher. E entre casos e investigações, a vida passará, mas as relações deste triângulo amoroso se tornará cada ano mais imorredouro e intenso, fazendo com que Lídia se divida entre Francisco e Carlos.

 

Todavia, este triângulo amoroso irá trazer consequências à Companhia e a família Cifuentes, principalmente com a matriarca Dona Carmen (Concha Velasco), uma senhora conservadora e destemida, que luta pelo que acredita e quer ter o domínio de todos ao seu redor.

E neste conflito familiar uma série de acontecimentos irá suceder, e as telefonistas estarão a frente dos casos em busca de igualdade e pela verdade.

b77d0cfffd31ec5dd146009d0ac45ea5e83aa64f-hq

Como Carlota, uma jovem mulher que desprende de qualquer elo com o ambiente conservador. Filha de militar, é expulsa de casa por querer buscar sua própria independência, e na ruq encontra pessoas diferentes e com histórias inigualáveis, também acaba vivendo uma triângulo amoroso nas primeiras temporadas, mas descobre que seu coração é mesmo de Óscar Millan (Ana Polvorosa), criada como Sara, mas infeliz por não pertencer àquele corpo, e juntas irão reunir outras mulheres e homossexuais pela isenção párea destes na sociedade.

angeles-vidal-personaje-que-interpreta-maggie-civantos-las-chicas-del-cable-1546974741604

Por falar em desprender de velhos hábitos, Ángeles vai se mostrar uma nova e outra mulher no decorrer da trama, no começo ela será fiel ao marido e a filha, mas cansada dos insultos e da violência que vivia em sua casa, ela se tornará uma das principais responsáveis para desvendar e descobrir equívocos civis, combatendo e defendendo suas ideias e instituições com coragem e avidez de desmarcarar o machismo e a corrupção encarnada na alma dos homens nesta comunidade. Até um novo amor irá surgir em sua vida, num relacionamento carnal e um meio platônico com o Detetive Cuevas (Antonio Velázquez).

C-TCzs6-Xs-AELWmb

E por fim, a mais romântica e sentimental das quatro amigas, Marga, uma jovem de um pequeno vilarejo espanhol, que vai à capital para buscar novas maneiras de vida, e lá além de encontrar as telefonistas, depara com seu verdadeiro amor, o contador Pablo Santos (Nico Romero), que irão mostrar quão a paixão com a amizade pode ser inigualável progredir uma relação, e talvez serem o casal mais fofo de toda a série. Particularmente, Marga e Pablo são um exemplo de cumplicidade e companheirismo para uma relação efetiva e estável. Todavia, não será só flores e amores em suas vidas, pois juntos enfrentarão diferentes dilemas na história.

Em suma, As Telefonistas, apesar de se passar na primeira metade do século 20, transparece a importância da presença feminina como cabeça das relações, liderando e mostrando sua voz, mesmo quando alguém lhes querem calar, elas tomam a frente e não deixam ninguém abaixarem suas cabeças. Além disso, ainda traz os efeitos da liberdade para conquistar seus direitos, princípios e sua personalidade, apresentando a série temas como bissexualidade, violência doméstica, aborto, transexualidade e desigualdade de gênero e raça vivendo sob uma ditadura fascista que atormenta não apenas a Espanha, mas toda a Europa e o mundo.

valkirias-las-chicas-del-cable-temporada-2

A série traz uma trama envolvente, emocionante, que transporta o expectador para aquela época, e te faz sentir as emoções envoltas a cada episódio, mostrando quão a luta pelo o que acredita nunca será em vão para conquistar seus desejos e almejos, pois a igualdade é a equidade para uma convivência plena e satisfatória, pois onde há desamor e discordância, não existe singularidade e harmonia.

O seriado vêm com o intuito de trazer mulheres fortes a frente de grandes companhias e decisões, colocando-as como protagonistas em uma época que sua principal função era apenas o lar e a família, permeando com muito suspense, mistério, segredos e reviravoltas em fatos exaustivos e doentios de uma sociedade misógina e machista.

las-chicas-del-cable-02

‘As Telefonistas’ estreou no streaming da Netflix em abril de 2017, com direção de Ramón Campos e produção da Netflix Espanha e Bambú Producciones, e todas as temporadas encontra-se na canal, e a parte dois da última temporada deve chegar em 20 de novembro, para fechar e encerrar o contexto da narrativa.

 

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s