Star Wars – A saga mais rentável de toda à galáxia

star-wars-the-rise-of-skywalker
A saga de hoje será uma das mais populares a mais de 40 anos, a série inter-galáctea Star Wars, criada pelo cineasta George Lucas, conta com uma série de oito filmes de fantasia científica e dois spin-offs. O primeiro foi lançado com o título de Star Wars, em 25 de maio de 1977 e se tornou um fenômeno mundial inesperado de cultura pop, sendo responsável pelo início da “era dos blockbusters”: Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros, etc.

Na sequência de O Império Contra Ataca e Retorno Jedi, que foi lançada com intervalos de três anos, forma a trilogia original, sendo que a primeira trilogia em que o trio icônico – Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, que luta na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico, e paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e a luta contra Darth Vader, um ex-Jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e ao Imperador. As reações dessa trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia prequela recebeu reações mistas tanto da crítica especializada como do público. Mesmo assim, todos os filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Oscar.

Anos depois foi lançado em 2008 o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off piloto para série de animação de mesmo título, que foi divulgado a soma da bilheteria arrecadada com os seis episódios existentes, em que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares. Mas foi após o episódio VII e Rogue One, que o valor ultrapassou os sete bilhões, fazendo Star Wars a terceira maior série cinematográfica com maior bilheteria da história, atrás dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel e do Mundo Bruxo de J. K. Rowling.

A soma dos filmes e produtos são equivalentes a mais de 30 bilhões de dólares, contando com diversos subprodutos, incluindo jogos eletrônicos, desenhos animados, livros e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga.

A trilogia conta a história do jovem Anakin Skywalker, um garoto escravo no planeta Tatooine, concebido (sem pai) pelos simbiontes midi-chlorians em sua mãe Shmi Skywalker. Ele é descoberto pelo Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn, acreditando que este seja o “Escolhido”, previsto por uma profecia para trazer equilíbrio à Força e destruir os Sith, por ser um garoto prodígio com talento de pilotagem, engenharia, precognição e elevado potencial da Força.

O Conselho Jedi, liderado por Yoda, pressente que o futuro de Anakin é obscurecido pelo medo mas, relutantemente, concorda que o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, treine Anakin após o Lord Sith Darth Maul assassinar Qui-Gon. Paralelamente, o planeta Naboo está sob ataque e sua governante, a Rainha Padmé Amidala, busca o auxílio dos Jedi para repelir o ataque da Federação do Comércio. O Lorde Sith Darth Sidious planejou secretamente um ataque, para dar a seu alter-ego, o Senador Palpatine, um pretexto para fazer motim e derrubar o Chanceler Supremo da República Galáctica e tomar seu lugar (Episódio I).

Aos 19 anos como um relacionamento amigável porém conflituoso com seu mestre Obi-Wan e atormentado por emoções fortes: paixão e ódio, sentimentos proibidos para os Jedi. Após ter uma visão onde sua mãe está em perigo, ele volta a Tatooine para vê-la mas descobre que ela foi sequestrada e morta pelo povo da areia; Anakin sucumbe
ao ódio e friamente extermina o povo da areia. Ele se entrega ao amor ao se apaixonar e casar secretamente com Padmé, agora senadora, a qual foi ordenada proteger após esta sofrer uma tentativa de assassinato. Paralelamente, a República está em crise com os Separatistas – liderados pelo Lord Sith Conde Dookan – mas Obi-Wan descobre um exército de clones criados para ajudar os Jedi a defender a República dos Separatistas, dando início a Guerras Clônicas, planejadas por Sidious/Palpatine para destruir os Jedi e atrair Anakin para seu lado (Episódio II).

Três anos depois, o separatista Dookan é morto por Anakin e é revelado que Padmé está grávida. O Jedi tem uma visão profética da sua esposa morrendo no parto, semelhante o que ocorreu com sua mãe, e Palpatine o convence que apenas o lado sombrio concentra poder para salvar a vida dela; ele também engana Anakin afirmando que os Jedi querem tomar o poder da República. Desesperado e com a fé nos Jedi abalada, Anakin submete-se ao lado sombrio adotando o nome Sith de Darth Vader, enquanto Palpatine transforma a República no tirânico Império Galáctico — se auto nomeando imperador vitalício —. A Ordem 66 é colocada em prática e os clones exterminam os Jedi com a ajuda de Vader que também mata os líderes separatistas em Mustafar acabando com as guerras clônicas. Ocorre um duelo entre Vader e Obi-Wan, onde o mestre derrotou seu ex-discípulo, amputando suas pernas e abandonando-o moribundo à margem de um rio de lava. Palpatine chega ao local em seguida, salvando Vader e colocando-o em uma armadura mecânica que preserva a sua vida. Enquanto isso, Padmé morre ao dar à luz os gêmeos Luke e Leia, que crescem escondidos de Vader, sem saber quem são os pais verdadeiros (Episódio III).

Anos depois, os rebeldes esmagados pelo Império, recuam para o planeta Hoth, mas são descobertos por Vader e uma batalha ocorre, a Aliança Rebelde, apesar de despedaçada, consegue escapar. Durante a batalha, Obi-Wan Kenobi orienta Luke para ir para Dagobah encontrar Yoda para iniciar o treino Jedi. Mas o treinamento é interrompido quando Darth Vader o atrai para uma armadilha após congelar Han Solo em carbonita e capturar Leia, Chewbacca e C-3PO.

Na armadilha Luke e Vader chegam a uma gigantesca e profunda área redonda de ventilação e manutenção, onde Vader corta a mão direita de Luke usando o sabre de luz, ficando pendurado em uma antena exausto e ferido. Quando Vader revela ser o pai de Luke (Anakin Skywalker) tentando seduzi-lo para o lado sombrio, enquanto a equipe Lando, C-3PO, R2-D2, Chewie e Leia lutam contra os stormtroopers para chegar à nave Millenium Falcon. Vader oferece uma aliança a Luke, para destruírem o Imperador e governarem juntos a Galáxia. Mas Luke recusa unir-se ao assassino Vader e se joga no abismo, caindo em um sistema de ventilação que o lança para fora da cidade suspensa, mas segura-se em uma pequena antena abaixo da cidade. Luke escapa com a ajuda de Leia e Lando Calrissian, mas Han é levado pelo caçador de recompensas Boba Fett. (Episódio V).

30 anos após a queda do Império, Luke Skywalker está desaparecido, e na sua ausência surgiu a Primeira Ordem, liderada por uma criatura do lado sombrio, Líder Supremo Snoke, que quer reaver o Império e luta contra a Resistência, comandada por Leia e apoiada pela Nova República. Poe Dameron, um piloto da Resistência, vai a Jakku encontrar-se com Lor San Tekka, um antigo aliado que tem um mapa com o paradeiro de Luke. Mas a Primeira Ordem chega e captura Poe; mas tarde ele escapa com ajuda de Finn, um stormtrooper desertor; o droide BB-8 foge com o possível mapa do paradeiro de Luke e para nas mãos de Rey, uma sucateira, piloto e com grande conhecimentos de mecânica, que vive sozinha esperando o retorno de sua família.

Na fuga, Finn e Poe são atingidos, Poe some e Finn acaba encontrando Rey e ambos fogem da Primeira Ordem na Millennium Falcon. Eventualmente encontram Han Solo e Chewbacca que estavam procurando a nave e eles vão para Fortaleza Pirata de Maz Kanata pedir ajuda, uma sensitiva a Força com mais de 1000 anos. Han e Leia tiveram um filho, Ben Solo (Kylo Ren), que caiu para o lado sombrio após ser seduzido por Snoke e desejar ser poderoso como seu avô Darth Vader. Este foi treinado por Luke, mas o traiu e destruiu a Academia Jedi de Skywalker, Luke depois disso, se sentindo culpado, foi atrás do primeiro Templo Jedi; Han e Leia acabaram se separando na tragédia.

Uma saga bastante emocionante e com muitas nuances no desenrolar de sua trama, fazendo com que a saga se expandisse do cinema, para outras mídias e se tornando um das maiores trilogias de sucesso mundial, apesar das últimas histórias focar na família Skywalker, Star Wars vai muito além e ainda tem muitas histórias para ser mostradas ao público, não só no cinema, mas na TV (séries e animações), que começou com The Mandalorian, cuja primeira temporada acabou de chegar ao fim na nova plataforma de streaming Disney+, impulsionada para os trending topics do Twitter graças à fofura do personagem conhecido mundialmente como Baby Yoda.

Além das animações como Clone Wars e Cassian Andor que Introduzido no filme Rogue One: Uma História Star Wars, o personagem de Diego Luna voltará à ação no Disney+ ao lado do androide e companheiro K-2SO (dublado por Alan Tudyk). Obi-Wan Kenobi , em que trará de volta o ator Ewan McGregor, esse projeto é falado há anos, a princípio como um filme e, agora, como série de TV.

A série sobre Obi-Wan Kenobi ocorrerá 8 anos depois de Star Wars: A Vingança dos Sith, mais ou menos no mesmo período no qual se passa o filme Han Solo: Uma História Star Wars, de 2018. Além dos diversos jogos eletrônicos que já foram lançados da trilogia, para diferentes plataformas de games PC, MAC, Nintendo, Playstation, X-box, Atari 2600, Atari 5200, ZX Spectrum, entre outros. Star Wars é uma imensidão de histórias que cativa públicos de várias épocas, não só quem viveu no começo da saga, mas ainda vem atraindo muitos fãs. Sendo que todas as histórias do novo universo expandido são supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objetivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s