Daniel Pandeló – O cronista de Petrópolis ressurge na literatura nacional

95120060-2447932202159287-4243681980576694272-o

O jornalista e escritor Daniel Pandeló Corrêa está prestes a lançar seu primeiro audiobook, aonde ele irá reunir suas poesias com inspiração slam e música no EP “Invocações”, que em breve disponível no Deezer e também no Spotify. Além disso, Daniel ainda disponibilizou seus três primeiros livros em formato digital revisado e inédito.

O autor que completa 30 anos em 2020, traz um compilado efervescente de suas publicações, desde seu primeiro projeto aos 16 anos, e as nuances que sua escrita tomou até os tempos de hoje, entre linguagens, formatos e gêneros literários, em que ele se mostra o assíduo cronista com sua vivência suburbana carioca, passando pelo conto, roteiro e composições musicais, ele completa suas narrativas sobre uma versão de si mesmo e seus personagens exuberantes e complexos.

Nadastar-663x1024Parte do processo para eu finalmente querer lançar esses novos foi uma aceitação da minha jornada. Do que me fez chegar até aqui. Esses livros foram feitos durante minha adolescência, dos 13 aos 19 anos, e bem, a gente muda muito desde então e não se relaciona com quem éramos. Mas isso não apaga o que eu era. Os dois próximos lançamentos, ‘Invocações’ e ‘Voando Reto num Muro de Tijolos’, falam muito como podemos fugir de muita coisa da vida, exceto do passado. Então decidi finalmente lançar esses livros digitalmente”, revela o autor.

Esse novo projeto trará um novo conceito e deve agregar um novo público aos seus trabalhos, em que ele irá adaptar suas poesias e surpreender o leitor/ ouvinte, mas também a si mesmo, dando um passo distinto a sua carreira com narrativas digitais em formato mobi, epub e pdf, além da leitura online.

Tristes-Camelos-m-o-663x1024Acho que o digital sempre foi meu caminho. Eu cresci num bairro no subúrbio do Rio onde não tinha livrarias até eu ter meus 15 anos, mais ou menos. Então a ideia do livro físico era algo que dava um trabalho e não era muito fácil de conseguir. E eu cresci naquele momento que a internet estava começando a se popularizar e era muito geek de querer imaginar novas possibilidades. Esses três livros foram pensados para o digital antes de tudo, para serem lidos numa tela ou em movimento, no transporte público. Gosto muito de experimentar novos formatos pois sou muito contra o que falam que as pessoas não leem mais. As pessoas leem muito – não do modo como poderíamos pensar a leitura, mas leem. Passam o dia em aplicativos de mensagens com textos, com redes sociais… Eu estou tentando pensar algum modo de adaptar meus textos ao ritmo das pessoas”, conta.

IMG-2811

Daniel que é um contador de histórias nato, sempre adorou a escrita e interpretar fatos que ocorriam ao seu redor, sendo elementos fundamentais para ele adentrar ao campo da Comunicação Social. Sua carreira começou com textos em blogs, lá no começo dos anos 2000, que foi completada com o lançamento independente de “Bucolidade Urbana” (2006), aonde este livro foi o pontapé inicial para que a literatura marcasse de uma vez sua vida, sendo presença em diversos eventos e feiras literárias, em defesa da criatividade e a difusão digital das obras.

Bucolidade-Urbana-663x1024Este pensamento, fez com que o autor lançasse seu segundo livro, o cordel “Nadastar” (2007) e posteriormente, lançou a novela “Tristes Camelos” (2009), sob o selo commons, chamando a atenção da editora Faces que publicou no ano seguinte.

Após uma pausa em sua carreira literária, Daniel acabou agregando outros segmentos culturais em sua carreira, como produção cinematográfica, pelo processo de criação e montagem de exposições em galerias importantes até chegar ao trabalho com mídias digitais e marketing na gravadora Deckdisc e artistas como Cícero, Pitty, Nação Zumbi, Arlindo Cruz, Toro y Moi e Broken Social Scene. O trabalho com a indústria fonográfica levou à criação de sua própria empresa, a Build Up Media, iniciativa que oferece uma abordagem diferenciada à comunicação estratégica voltada para artistas.

15936371-397750040557691-1831602528872028620-o

Agora, ele regressa à literatura com duas grandes novidades, seu primeiro EP de poemas musicados “Invocações” e seu novo livro, “Voando reto num muro de tijolos”, livros musicados de poesia que serão estrearão nas principais plataformas de streaming em 01/junho e 06/julho, respectivamente.

Para conhecer mais sobre os projetos e as obras de Daniel Pandeló, acesse seu site oficial, aonde também encontrará os links para download ou leitura online dos livros “Bucolidade Urbana”, “Nadastar” e “Tristes Camelos”.

Site | Facebook | Instagram | Twitter

Por Patricia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s