“Ao Redor do Sol” – O novo projeto poético e inspirador de Talessa Kuguimiya

image host

A autora de Sobre os Trilhos, Caminhos da Bruma, Kontos e Cinco Vermelhos, Talessa Kuguimiya está lançando a campanha de seu novo projeto autoral (disponível, Ao Redor do Sol, um projeto contemplado pela ProAC SP 2021 e que também conta com o apoio do Museu da Imigração Japonesa e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Em sua trama traz as adversidades de uma mulher, filha de imigrantes japoneses, que busca adentrar na sociedade e suprir as dificuldades entrepostas, desde a chega de sua família em território brasileiro, após a Segunda Guerra Mundial.

image host

Com a premissa de incentivar e resgatar a relevância feminina neste processo histórico, a autora conta com veemência todo o sacrifício enfrentado pela personagem para realizar seus sonhos e conquistar seus objetivos, entrando numa cultura nova, mas sem perder a sua própria identidade. Essa obra, é uma homenagem às mulheres empreendedoras que lutaram arduamente e tornaram-se pilares de suas famílias, em uma época em que sua principal finalidade era cuidar da casa e ser submissa a família.

Uma obra sutil e precisa, que irá mostrar com exatidão a força e determinação das mulheres descendentes de japoneses, chegaram ao seus ideais, de como seriam suas vidas, e realizaram seus anseios com plena determinação, a partir de culturas distintas e antagônicas, superando os desafios e preconceitos numa terra desconhecida.

image host

A HQ Ao Redor do Sol, assim como outras obras de Talessa, traz o diferencial da transmídia e multimídia, trazendo ainda mais interação entre a obra e autor, que terá acesso a conteúdos inéditos e exclusivos, como animação, trilha sonora original, que funcionam como elementos complementares à história.

Com roteiro e arte da própria Talessa, o quadrinho ainda conta com o texto curatorial e de apresentação da HQ, da artista plástica, Celina Yamauchi, e ainda com a trilha sonora composta pela compositora e musicista, Karla Dallmann.

Sinopse:

A história se passa na capital paulista e no interior do Estado , principalmente no período da 2ª Guerra Mundial. Tem como protagonistas a menina Rosa, filha de imigrantes e um menino, também filho de imigrantes japoneses e seus amigos. Ela é narrada desde a chegada de suas famílias aqui no Brasil até 1954, ano do aniversário do IV Centenário de São Paulo. O processo de adaptação deles, a compreensão de costumes tão diferentes e a barreira de uma língua desconhecida. Ela se desenvolve a partir da vivência de Rosa, da infância até a vida adulta. A luta pela integração a partir de culturas tão distintas e antagônicas até a superação dos desafios e preconceitos numa terra desconhecida.

Para saber mais sobre este projeto, acesse o site oficial da autora e quadrinista, e fique ligado em suas redes sociais.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s