O escritor norte-americano Phillip Hoose, é autor de diversos trabalhos bem sucedidos para jovens e adultos, ele já ganhou muitos prêmios como Boston Globe–Horn Book Award, Nonfiction, por The Race to Save the Lord God Bird (2004) e o National Book Award, Young People’s Literature, por Claudette Colvin (2009). Além de escrever ensaios, histórias, canções e artigos.
Em 2020 Phillip lançou o livro Os Garotos Dinamarqueses que desafiaram Hitler, que retrata sobre a resistência dos jovens contra o regime nazista, no começo da Segunda Guerra Mundial, em que a Dinamarca foi um dos países que mais lutou contra o poder do ditador alemão, gerando a Operação Weserübung, que foi o assalto alemão sobre as nações-neutras da Dinamarca (Weserübung-Süd) e Noruega (Weserübung-Nord) em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
Os jovens foram os que mais resistiram à esses ataques, como Hnud Pedersen de 15 anos, que se juntou a seu irmão e à seus colegas da escola (Aalborg Cathedral School) para tomar uma atitude contra os nazistas, que que os adultos já estavam se rendendo à eles. Então, foi assim que os oito estudantes dinamarqueses fundaram o Churchill Club ao norte da da Jutlândia, que realizaram atos de sabotagem contra os alemães durante a ocupação da Dinamarca na Segunda Guerra Mundial.
O clube foi um dos primeiros atores de resistências a serem formados na Dinamarca e suas atividades começaram no final de 1941, quando começaram atacar as forças de ocupação alemãs em Aalborg para imitar a resistência dos soldados noruegueses, onde conseguiram realizar 25 atos de sabotagem antes de serem presos pela polícia
em 1942.
Os meninos foram ameaçados até de atos de sabotagem que incluíam roubos de armas e destruição de veículos, plantas e peças de aviões, além de receberam uma multa de 1.860 milhões de coroas pela propriedade nazista destruída e suas sentenças variavam de um ano e meio a cinco anos de prisão. Mesmo após a prisão, alguns dos meninos conseguiram escapar à noite para continuar suas atividades de sabotagem por algum tempo.
No livro Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler, conta a história real de jovens que despertaram com muita garra e resistência para defender toda a nação do regime nazista. Uma obra que intercala narrativas com as memórias em primeira pessoa de Knud Pedersen, Phillip Hoose conta neste livro a história inspiradora desses jovens heróis de guerra, que estavam envergonhados com seus líderes.
Por isso esses jovens patriotas da escola Aalborg Cathedral School se uniram para fundar o Churchill Club, na qual toda essas façanhas dos meninos não foram em vão, pois eles ajudaram a desencadear uma resistência dinamarquesa completa, pelo menos até 1943, quando finalmente os nazistas conseguiram invadir a Dinamarca, na qual dinamarqueses e os alemães chegaram a um acordo, estabelecendo que o governo local e seu exército não seriam extintos.
Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler
Autor: Phillip Hoose
Vestígio Editora
Lançamento: 10/Jan/2020 (Brasil)
224 páginas