A Panini está lançando neste mês de agosto em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, o Almanaque da Tina e de Curtinhas da Turma da Mônica, que irá mostrar o divertido dia a dia de Tina, Rolo, Pipa, Zecão, além da turma mais famosa do Limoeiro.
O primeiro gibi reunindo as histórias das crianças da Turma da Mônica também foi lançado em 1970, mas antes disso, as aventuras de Mônica e seus amigos eram publicadas em tiras de jornal, e ainda não tinham a baixinha do vestido vermelho como protagonista das histórias: os primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa, desenhista e “pai” da turminha, foram Bidu e Franjinha, em 1959. Um ano depois, nasceram Mônica e Cebolinha, que gradualmente ganharam mais destaque nas narrativas.
Já a Turma da Tina foi criada em 1970 e logo foi ganhando espaço no coração dos fãs das histórias de Mauricio de Sousa, sendo a primeira personagem adolescente desse universo. Criada originalmente como personagem secundária das histórias do seu irmão Toneco, Tina conquistou mais espaço que ele ao longo do tempo nas histórias.
Uma personagem que ganhou o gosto popular por seu jeito engenhosa e talentosa, que conquistou os olhares adolescentes com seu estilo de moda despretensioso, sempre aderindo a tendência dos jovens modernos, com sua maturidade e inteligência.
Ao longo do tempo seu traço foi sendo modificado, e o desenho de suas roupas, atualizado. Assim Tina tornou-se uma mocinha muito charmosa que faz jornalismo na Universidade Estrela Nova, mora em um apartamento da região e que é muito focada nas vivências joviais de adolescentes em crise, com problemas de relacionamento, aceitação corporal, amizades, trabalho, saúde física, popularidade, bullying, sexualidade, machismo, etc.
O Almanaque da Tina em breve estará disponível nas bancas de todo o Brasil e também no site da Panini por R$ 9,90, em formato 13,4×19 cm e contendo 80 páginas de muita alegria e diversão com os bichos-grilo da Turma da Tina.