NOPE – Um thriller desafiador e emblemático que explora o drama eminente envolto em argumentos significativos

np-theatrical-syfy-textless-en-us-1920x1080-jpg-0

O novo longa do diretor Jordan Peele tem chamado atenção pela ideia escabrosa de terror em Não! Não Olhe! filme distribuído pela Universal Pictures, foi lançado no dia 25 de agosto.

O diretor ficou conhecido por apresentar um terror psicológico com requintes de suspense pontuais nos filmes Corra (2017), e Nós (2019), agora ele traz uma proposta bastante emblemática ao apresentar um terror de ficção científica.

Jordan tem histórico de trabalhar em curtas de comédia para TV e plataformas de vídeo, no cinema ele apresentou dois terrores contemporâneos produzidos com bastante esmero, o sucesso foi tanto que o reconhecimento aconteceu através de um Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado, e uma enorme aclamação da crítica especializada.

Screen-Shot-2022-02-08-at-10-07-32-AM-1-1280x720-1

Com distribuição da Universal Pictures, estrelado por Daniel Kaluuya, Não! Não Olhe! traz um núcleo pequeno e igualmente cativante ao mostrar a rotina de uma família no interior dos Estados Unidos, trabalhando no negócio da família de forma tranquila, até o patriarca falecer repentinamente por causas estranhas às quais somente o filho consegue perceber.

O filme aposta em duas linhas centrais para desenvolver a história, a primeira é o núcleo familiar envolvendo o casal de irmãos em constante conflitos de ideias sobre o que fazer para resolver os problemas deixados pela morte do pai. A segunda funciona através de flashback de um acontecimento do passado que chocou a TV pela brutalidade do fato ocorrido que permanece na memória do único sobrevivente da situação.

u-Lzp8x-Zt6-MCY3bc8x-F4og-D

Uma crise financeira pode desencadear as diversas formas de tentar levantar o mínimo possível para sanar partes do problema. Jordan Peele, usa esse recurso para engrenar Não! Não Olhe! pega essa pequena faísca e incendeia o início de uma corrida pela descoberta de algo fascinante, ao mesmo que indica algo maior e aterrorizante.

Desde de Corra, filme de 2017, o cineasta mostra um talento nato para levantar de forma direta ou não, questões sociais, aqui não é diferente mas fica um pouco subentendido o recado desta nova história. Ele prefere trazer algo mais palatável e passivo de entendimento do público, não é indireto como foi em outras produções, a direção usa o simples e direto para apresentar e desenvolver a problemática do filme.

A fotografia usada traz pouca novidade mas entrega um trabalho bem feito na medida do desenvolvimento do filme, a direção consegue trazer um jogo de câmera bem sistemática e dinâmica nas situações certas, isso é um acerto da direção também, da mesma forma os personagens entregam uma boa atuação dentro da simplicidade do filme.

Nope

Agora, existe um aspecto de destaque em Não! Não Olhe!, e chama-se trilha sonora. Ela entra na medida certa conforme cresce toda a tensão e vai evoluindo de forma a deixar o filme inteiramente envolvente, é impossível piscar os olhos durante os minutos finais de enfrentamento dos personagens e a ameaça do filme.

O diretor Jordan Peeler conseguiu acertar de maneira inteligente ao apostar numa história simples e bem executada, conseguindo extrair o terror psicológico ao mesmo tempo que explora as camadas de conflito humano entre os personagens. Ainda consegue abrir margem para uma possível continuação.

Não! Não Olhe! é simples e prático, um exemplo de filme com ideia já explorada mais trabalhada de maneira inteligente para tornar a experiência divertida na medida que traz novas camadas com pequenos toques de discussões sociais. Além de Kaluuya, o longa ainda traz Keke Palmer, Steven Yeun, Michael Wincott e Brandon Perea no elenco.

por Daniel Guimaraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s