A cada dia os quadrinhos nacionais está sendo democrático e distinto, trazendo novas facetas e histórias envolvente que engajam e mergulham o leitor em produções insignes, que transcende em prol ao desenvolvimento cultural e social do país, transformando ideias e realizações, induzindo e levando mais pessoas a conhecerem culturas até antes distante dos grandes centros.
Entre essas difusões, está o projeto Norte em Quadrinhos, criado e desenvolvido pela editora de quadrinhos Sâmela Hidalgo, que visa a promover e incentivar obras e artistas da região Norte do Brasil, levando à nação novas facetas de apresentar produções ímpares e signifciativa à cultura pop.
Assim como o projeto da HQ Causos de Visagens para Crianças Maluvidas, uma obra criada pela roteirista e colorista indígena TAI com arte de NIL, e trará seis histórias curtas de terror amazônidas para crianças peraltas e desobedientes. Baseado em causos e relatos, as narrativas são adaptações que aconteceram durante a infância de TAI, somadas as histórias do roteirista Marcelo Borary e da ilustradora Raquel Teixeira, que ainda são são fundadores do coletivo de Quadrinhistas Indígenas, que conta também com a participação da autora Mayra Sigwalt.
A HQ tem a premissa de incentivar e envolver o leitor as origens e tradições da Amazônia, em suas histórias alicantes, sobre as visagens e dos espíritos da floresta, contadas por nossos parentes com o intuito de nos fazer respeitar a mata e os seres que nela vivem, levando ensinamento e comoção, para que desde aprenda a respeitar as pessoas e o meio ambiente.
O projeto encontra-se disponível na plataforma de crowdfunding, Catarse, e será lançado em dezembro, no maior Artists’ Valley do planeta, na CCXP 22.