No último dia 02 de novembro, aconteceu na Cinemateca Brasileira, o encerramento da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a presença de muitas pessoas renomadas do audiovisual brasileiro, a Mostra encerrou a temporada de 2022 com muita alegria e entusiasmo, depois de quase dois sem a realização de um evento presencial.
Durante a premiação, os escolhidos pelo público foram os longas, Nayola, de José Miguel Ribeiro, como melhor filme de ficção, Marcha Sobre Roma, de Mark Cusins como melhor documentário. Entre os brasileiros, Exu e o Universo, de Thiago Zanato recebe o prêmio de melhor documentário e O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares, o de melhor ficção. A apresentação da cerimônia foi realizada Renata de Almeida e Serginho Groisman.
Enquanto as homenagens ficou com o cineasta paulistano, Jorge Bodanzky, que recebeu o Prêmio Humanidade para condecorar e abrilhantar a noite, pelos seus anos ofertados da indústria cinematográfica e do audiovisual, e sua plena dedicação aos temas relevantes sobre o meio ambiente, realizando longa-metragens e documentários para as televisões brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor.
E ainda, durante a cerimônia de encerramento, o público ainda conferiu a exibição do longa-metragem de Luca Guadagnino, Até os Ossos (Bones and All), que foi vencedor do prêmio de melhor diretor para Guadagnino, e de melhor jovem atriz para Taylor Russell no Festival de Veneza.
Sem dúvida, essa foi uma noite memorável e significativa para as artes e o cinema, levando o brilho e o glamour a distintas pessoas, incentivando com veemência um nicho cultural tão fundamental, que apesar de estar em ascensão, nos últimos anos tem sido deixado de lado e ignorado, assim como a cultura, que foi rebaixada e deixada de lado, como se não fosse importante para a sociedade, mas que na noite da última quarta-feira (2), o cinema foi destaque primordial, após duas semanas estupendas de uma programação insigne de produções nacionais e internacionais concernente a sétima arte.
E para aqueles que não conseguiram assistir todos os filmes exibidos durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, do dia 03 dia 09 de novembro, haverá uma seleção de filmes no Cinesesc, com alguns títulos que se destacaram durante esta edição do evento. Confira no site oficial os dias e horários, da lista de repescagem dos filmes exibidos na Mostra.