O autor Rafael Calça é um grande difusor pela igualdade e comunhão dos negros na sociedade, colocando distintas referências em suas obras, Calça transcreve com precisão e sutileza em suas obras influentes e significativas para ampliar, dando oportunidade para que todos possam se ver representado a cada página de seus livros e quadrinhos.
E assim o autor traduziu em sua nova obra, vencedora na categoria Quadrinhos da primeira edição do Prêmio Machado DarkSide, em 2020, O Fim da Noite contou com a escrita característica de Rafael com as artes tênue do ilustrador Diox.
A HQ apresenta em sua trama a luta pela sobrevivência e vivência de três mulheres da mesma família, mas de gerações diferentes, que visam por melhores condições e melhorias de vidas para suas famílias, buscando por direitos e ensejos básicos para elas e seus.
O álbum tem inspiração nas mulheres da família de Rafael Calça – avós, mães e tias -, e traz um retrato veemente da sociedade pela busca inspirar outras pessoas, que também lutam arduamente para construir uma vida de progressos para suas famílias.
O Fim da Noite é uma obra surpreendente, que visa entender o racismo estrutural que há no Brasil, e suas injustiças sociais que prejudicam o desenvolvimento dos negros há séculos, diante a ignorância e arrogância de uma sociedade que segrega as raças e incrimina os diferentes. Ainda, a HQ mostra uma composição sublime de transformação e sentimento que devem chegar direto ao âmago dos leitores mais assíduos.
Uma produção categórica lançada em 2022 pela editora DarkSide Books, que ganhará um lançamento especial com a presença de Rafael e Diox na CCXP22, com surpresas e muita ideia para trocar diante de uma obra envolvente e contemporânea quão O Fim da Noite.



