O Fim da Noite – Uma obra sutil e necessária para entender o racismo estrutural no país

O-fim-da-noite-1200x630-600x315

O autor Rafael Calça é um grande difusor pela igualdade e comunhão dos negros na sociedade, colocando distintas referências em suas obras, Calça transcreve com precisão e sutileza em suas obras influentes e significativas para ampliar, dando oportunidade para que todos possam se ver representado a cada página de seus livros e quadrinhos.

E assim o autor traduziu em sua nova obra, vencedora na categoria Quadrinhos da primeira edição do Prêmio Machado DarkSide, em 2020, O Fim da Noite contou com a escrita característica de Rafael com as artes tênue do ilustrador Diox.

page

A HQ apresenta em sua trama a luta pela sobrevivência e vivência de três mulheres da mesma família, mas de gerações diferentes, que visam por melhores condições e melhorias de vidas para suas famílias, buscando por direitos e ensejos básicos para elas e seus.

O álbum tem inspiração nas mulheres da família de Rafael Calçaavós, mães e tias -, e traz um retrato veemente da sociedade pela busca inspirar outras pessoas, que também lutam arduamente para construir uma vida de progressos para suas famílias.

718rv-Jcb-ABL

O Fim da Noite é uma obra surpreendente, que visa entender o racismo estrutural que há no Brasil, e suas injustiças sociais que prejudicam o desenvolvimento dos negros há séculos, diante a ignorância e arrogância de uma sociedade que segrega as raças e incrimina os diferentes. Ainda, a HQ mostra uma composição sublime de transformação e sentimento que devem chegar direto ao âmago dos leitores mais assíduos.

Uma produção categórica lançada em 2022 pela editora DarkSide Books, que ganhará um lançamento especial com a presença de Rafael e Diox na CCXP22, com surpresas e muita ideia para trocar diante de uma obra envolvente e contemporânea quão O Fim da Noite.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s