Dijjo Lima mostra que estudos e trabalho árduo fazem o sucesso

dijjo_color_superman_ink_sample_jonas_trindade_pg001_pencil_by_jose_luis
Diego Lima, ou mais conhecido como Dijjo, é cearense, aquariano e designer por formação. Antes de adentrar ao mundo editoriais dos quadrinhos já trabalhou como designer gráfico, cinegrafista, fotografo e até instrutor de Muay Thai. Porém, sua paixão pela nona arte era insípida, já que desde a infância ele acompanhava e lia,  na Wizard – publicação americana da editora Wizard Press (atual Wizard Entertainment Group), que se tornou uma das principais referências para quem trabalha no mercado – e a partir daí buscava inspiração em diversos artistas que trabalhavam na publicação, como Jim Lee e Rob Liefield, desempenhando ainda mais o anseio em desenhar, que no futuro se transformou em colorir.

Suas principais influências são os brasileiros Frank Martin, Adriano Lucas, Rod Reis, Marcelo Maiolo e Alex Guimarães, que hoje são seus amigos e o ajudam muito nessa caminhada junto a nona arte.

28512476_1562616063835953_1224537702_nDepois de se apaixonar com as cores eu estudei o processo e aprendi várias técnicas no decorrer dos anos, vi a possibilidade de trabalhar com o que eu sempre amei e ainda ter a oportunidade de sustentar minha família“, comenta o artista. Mas, não foi fácil, foram meses e anos reprovados em testes, porém Dijjo não desistia, e sempre estava focado em seus objetivos, ele estudou e se sobrepunha a alcançar o que sempre almejou, e essa persistência fez com que ele conseguisse seu primeiro trabalho internacional, pela editora Dynamite sob o título da conhecida “Vampirella”. Desde então, sua carreira cambiou plenamente, pois ele ensinou para esposa os processos de cores, e hoje eles trabalham juntos, fazendo flats – são as cores aplicadas antes do colorista empenhar na arte – de suas páginas.

28537887_1565987493498810_1857798784_n
Com esses êxitos em sua vida profissional, aproximaram grandes nomes dos quadrinhos, nacionais e internacionais, e isso fez com que Dijjo encontrasse com os maiores agenciadores de quadrinistas no mundo, Joe Prado e Ivan Costa, que sempre olhou para o mercado com cuidado e carinho, além de dar boas recomendações e aproximar os artistas das grandes editoras, e então ele conversou com Joe Prado, apresentou seus trabalhos realizados, tanto Joe quanto Ivan (CEOs da agência) o receberam com muito carinho.

Dijjo é um colorista talentoso com um futuro brilhante. É um prazo contribuir na construção de sua carreira.” – Ivan Costa – agenciador da Chiaroscuro e co-fundador da Comic Con Experience – CCXP.

25659424_1496954270402133_1451575530123952200_n

E hoje ele já concebeu as cores de diversas publicações, como Doctor Who – Ghost History, The Black Cable, Assassin Creed, Graphic Novel – Dias de Horror (Yearbook da Chiaroscuro 2017), Doctor Who, Torchwood, Penny Dread Full, entre outros que estão em desenvolvimento dentre a parceria com a Ubsoft, com e a editora Titan Comics, na série do jogo Assassin Creed Origins, que está abrindo muitas portas para o artista, e dando a possibilidade para novos títulos. Além de colorir alguns trabalhos do quadrinista PJ Kaiowa, aonde eles sempre conversam e debate para melhorar o processo para um história incrível.

spider_man2_dijjo_colorE hoje os colorista são mais valorizados, pois podem intermediar nos projetos junto com os outros artistas, e também são creditados nas capas, coisas que era inviável antigamente. O trabalho dos coloristas nacionais estão ganhando destaque no exterior, pela qualidade eminente, abrindo o leque e dando oportunidades inigualável aos artistas, ainda mais estando junto a outros renome excelso, numa das maiores agências de quadrinistas do mundo, além da dedicação e perseverança do artista em aprender e prosperar em suas obras e publicações.

Dijjo é um artista obstinado e com uma vontade incessante de se desenvolver e aprender mais. Tê-lo no time da Chiaroscuro é uma honra para nós.” – Joe Prado, agenciador da Chiaroscuro Studio e quadrinista.

28383320_1565989413498618_1556603818_nMas, para fortalecer ainda mais essa prosperação dos artistas brasileiros, há que haver uma parceria singular entre artistas e leitores, em apoiar e compartilhar trabalhos realizados por eles, pois como Dijjo mesmo comenta, “muitos apoiam obras de quem eles nem conhece lá fora e despreza um conterrâneo que lança um projeto“; E ainda ele completa, “temos grandes talentos no nosso país, uma gama de brasileiros que produz com qualidade lá para fora, se tiver o apoio e o incentivo no Brasil poderemos produzir material de qualidade aqui também“.

No nordeste o mercado está em pleno crescimento, de artista surgindo e mostrando suas artes e talentos, com grandes nomes ganhando a cena mundial, dentro eles o pernambucano Thony Silas (THE MASTER!), num mercado de ascensão, e sem duvida o ponta pé inicial para desvelar esses profissionais foi a CCXP Tour, pois além pôr em cena os artistas da região, abriu as portas para que outros eventos do gênero ganhasse visualização, motivando outros a mostrarem seus trabalhos, recebendo um feedback contíguo.

dijjo_color_gijoe_pg_1_by_diegodijjolima_d9s1vxh

Porém, esses triunfos não são da noite para o dia, pois os estudos frequentes e a luta diária em conquistar seus sonhos é a chave fundamental para atingir suas metas, como de Dijjo que deseja colorir o Batman algum dia, e por isso se empenha 100% em seus projetos, para conquistar ainda mais seus desígnios, e continuar nesse mercado tão prazeroso, mas de trabalho árduo e conquistas memoráveis.

Para conhecer mais deste artista, seus trabalhos, projetos e eventos acesse:

Site | Blog  | Instagram

| Facebook

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s