Flip 2018 – A maior festa literária inicia nesta semana em Paraty

Flip_2018

Nesta semana começa a maior festa literária do país, a Flip – Festa Literária de Paraty – acontece entre os dias 25 a 29 de Julho, um evento que reúne literários do Brasil e do mundo se encontram na cidade de Paraty, com mesas literárias voltadas para discussões em torno da literatura, das artes e do momento histórico nacional e internacional.

hilda_hilst_homenageada_flip_2018_740x493A homenageada da 16ª edição será a autora Hilda Hilst, que fez sua literatura baseada em temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência.

A paulista foi considerada pela crítica uma das maiores escritoras do século 20, foi poetisa, jornalista e uma premiada autora recebendo importantes prêmios literários no Brasil, dentre esses, Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (1977), Prêmio Jabuti (1984), Prêmio Anchieta (1980). Além de obras que viraram canção, no poema “Pequenos Funerais Cantantes“, composta por seu primo, o compositor Almeida Prado, sobre o poema homônimo de Hilda, dedicado ao poeta português Carlos Maria Araújo, conquistou o primeiro prêmio do I Festival de Música da Guanabara.

YJp_XWL02u_PV2r4uys6_FNN6sw_TEKEMJw_Ve9_FSxf_B2emq_Ln_QMSCga_A5ky2mf_Nfgvn4_Cm_FGoa3_Qie_TWJqvgO livro ‘Ficções‘ foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (Prêmio APCA) o melhor livro, e Hilda ainda ganhou o Grande Prêmio da Crítica para o conjunto da obra, pela APCA. Seu último prêmio foi em 2002, quando a escritora recebeu como ‘melhor poesia‘ na 47ª edição do Prêmio Moinho Santista (2002).

Uma escritora que tinha visões e opiniões controversas, todas essas abordadas em suas obras, porém como a própria registou em uma entrevista ao Caderno de Literatura Brasileira, sobre seu trabalho que foi uma busca inquietante para mostrar a difícil relação entre Deus e o homem. Suas obras ganharam o mundo, traduzidas para o francês, inglês, italiano e alemão.

flipinha_2018

Além desta grande homenageada, representando as mulheres na literatura e o aumento se autoras presentes no evento, a curadoria também será de uma mulher, da jornalista Joselia Aguiar, que volta a tutela da FLIP em 2018. Ocupando e integrando a cidade à maior festa literária que há no país, unificando diversas vertentes dimensionais entre urbanidade e cultura.

A Flip é um momento no qual você pode fruir a cidade potencializada pela arte e pela literatura. É o momento para recordar o que falta nas grandes cidades brasileiras: o diálogo entre o espaço urbano e seus moradores e visitantes, que nós desejamos fortalecer nessa 16ª edição“, afirma o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz, que ainda complementa sobre o cambio e democratização literária e cultural deste argumento. “Esse diálogo só é possível por meio da integração das artes com os espaços públicos, no que a Flip é pioneira, transformando a cidade em um espaço de fruição, troca de ideias e convivência democrática, que se casam com a proposta curatorial de Joselia Aguiar.
Joselia argumenta que em seu segundo ano mostrará uma “pesquisa ampla em busca de novas vozes, modos de ver e construir narrativas, combinar linguagens e inventar sentidos”.

imageA novidade para a edição deste ano, é que há de “descobrir como contribuir para a formação de plateias para uma festa literária como a Flip, a formação de leitores capazes de compreender linguagens e sentidos”, completa a curadora. Ela ainda ressalta a abertura de oportunidades para que as pessoas possam ler e ouvir; “Mais do que nunca é preciso aproximar o leitor da literatura e da arte, para tornar nosso tempo mais arejado, ampliar nosso horizonte e aprofundar o entendimento das pessoas e do mundo“, conclui a jornalista.

Paraty_RJ_flip
A Flip é muito mais do que um evento literário, é uma festa em que amantes, autores e críticos da literatura em todo o mundo se encontra, para trocar ideias, apreciar novos artistas e somar o pop e clássico num mesmo lugar, contemplado pela cidadezinha charmosa e romântica, que ressoa poesia e literato por suas altas marés e barquinhos a beira mar.

Para mais informações e sobre a programação acesse www.flip.org.br.

Por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “Flip 2018 – A maior festa literária inicia nesta semana em Paraty”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s