A 25ª Bienal Internacional do Livro de SP visa incentivar e interagir o público ao universo literário

Bienal_Internacional_do_Livro_de_S_o_Paulo_1024x676

Na próxima sexta-feira (3) até o dia 12 de Agosto (domingo), os amantes da literatura e cultura pop irão contemplar a maior feira literária da América Latina, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que completa 50 anos este ano, e traz a proposta de incentivar e destacar o livro como principal meio de conhecimento, mediante a outros canais de comunicação que temos hoje em dia com a tecnologia, em que recebemos milhares de conteúdos, entre diversas perspectivas a ser interpretadas.

Nesta Bienal o slogan de apresentação é; “Venha fazer esse download de conhecimento“, trazendo referências a esse turbilhão de informação que recebemos diariamente, mas humanizando o livro e utilizando-se de pessoas reais como peças fundamentais para enfatizar a comunicação e mostrando novos diálogos para compreensão.

Serão diversas atrações, num total de 1.500 horas de atividades em um espaço de 75 mil m², no Pavilhão do Anhembi, sediado na região norte de São Paulo, com diversas atividades para interagir e integrar o público no universo literário.

15037349_332257387153646_1243915719128824378_nSerão 10 dias em que os visitantes encontrarão seus autores favoritos, e participarão de encontros e palestras sobre a cena literária nacional e internacional, numa programação que conta com nomes como, A.J. Finn – de “A Mulher na Janela”, Victoria Aveyard – autora da série “A Rainha Vermelha”, Soman Chainani – autor da série “A escola do bem e do mal”, Yoav Blum – de “Os criadores de coincidências” e Lauren Blakely – de “Mister O”.

Mauricio_de_SousaAlém dos brasileiros, que alguns já são figurinhas carimbadas nestes anos de Bienal do Livro, como Maurício de Sousa, Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Ziraldo, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato.

Serão atrações simultâneas e diariamente, para agradar todos os públicos, pois este foi um dos principais cuidados que os organizadores do evento tiveram, ao fechar a programação desta 25ª edição, trazendo conteúdos atuais e maior dinamismo na infraestrutura, conforto e fluxo do público presente.

Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, além de melhorar a infraestrutura para melhor conforto e circulação dos visitantes. Este ano, a Bienal do Livro está ainda mais multicultural, une entretenimento, conhecimento, inovação e, claro, muita literatura“, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

4ilx3ea7u8tea5u8p9jufafa7

Além de estar frente a frente com seus autores favoritos, os visitantes poderão conferir os maiores best-sellers que estarão se apresentando na Arena Cultural. Onde serão realizados encontros de fãs, debates sobre o mundo literário, sessão de fotos e autógrafos, dentre outras discussões entre leitores e escritores. Dentre esses encontros haverá debate sobre as obras de J.R. Tolkien e a emblemática saga de J.K. Rowlling.

Haverá stands das maiores editoras, trazendo atrações a parte, como lançamentos, bate-papos e uma interação ímpar com os presentes no evento, interagindo, transferindo conhecimento numa transição de conteúdos excepcionais e singulares, exclusivos à Bienal do Livro.

Este ano o evento ainda abrigará três importantes iniciativas para profissionais do setor; a 1ª Jornada Profissional (rodada de negócios com players nacionais e internacionais); o Interlivros (fórum de discussões sobre o mercado editorial) e o Papo de Negócios, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor.

Essas atrações terão cunho para fomentar o segmento editorial nacional fora do país, expandindo o acesso dos brasileiros à outras culturas, como por exemplo a literatura árabe, que terá um convidado especial, Sharjah, um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, que foi eleita pela UNESCO como a capital mundial do livro 2019. Além do mais, Sharjah abriga a Sharjah Publishing City, primeira zona livre de mercado de publicação e impressão mundial.

Nossa participação na Bienal será uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais nossos laços com o Brasil. Sharjah e Brasil já compartilham vários objetivos, atributos e conquistas e esse evento nos permitirá expandir essa troca de conhecimento e cultura“, afirma Ahmed Al Ameri, Chairman da Sharjah Book Authority (SBA).

O evento ainda contará com outra novidade, que são a visitação universitária e a ampliação do ‘Dia do Cosplay’, em que nos dias 7 e 9 de Agosto quem estiver vestido a caráter com seu personagem favorito não paga a entrada do evento, assim como a visitação escolar, a de universitários pretendendo conquistar ainda mais leitores.

slider01

A Bienal do Livro 2018 têm pretensão não apenas em lucros, mas principalmente em estimular e impulsionar ainda mais leitores, agradando adultos e crianças, somando aos temas contemporâneos, trazendo uma diversidade de atrações, com debates e atividades inigualáveis, conectando e somando o público junto a literatura. Um evento visado ao universo literário, mas conciliado a cultura mais pop, autêntica e original do Brasil e do mundo.

Para conferir a programação completa do evento acesse www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/.

Aos visitantes que utilizarem o metrô, além da facilidade e rapidez, haverá transporte gratuito à disposição. Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação PORTUGUESA-TIETÊ do Metrô (Linha Norte-Sul) durante todos os dias do evento. Para saber outros itinerários ou sobre o estacionamento do Pavilhão basta acessar o site oficial da feira.

SERVIÇO

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 03 a 12 de agosto de 2018
Horários:
SEX 03 AGO: 09:00 – 22:00
SÁB 04 AGO: 10:00 – 22:00
DOM 05 AGO: 10:00 – 22:00
SEG 06 AGO: 09:00 – 22:00
TER 07 AGO: 09:00 – 22:00
QUA 08 AGO: 09:00 – 22:00
QUI 09 AGO: 09:00 – 22:00
SEX 10 AGO: 09:00 – 22:00
SÁB 11 AGO: 10:00 – 22:00
DOM 12 AGO: 10:00 – 21:00
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
End: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / SP
Ingressos:
Segunda a quinta – R$ 10,00 (meia-entrada)
Sexta a domingo – R$ 12,50 (meia-entrada)
Mais info: www.bienaldolivrosp.com.br

Por Patrícia Visconti

2 comentários em “A 25ª Bienal Internacional do Livro de SP visa incentivar e interagir o público ao universo literário”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s