Gugu: A trajetória de um dos maiores apresentadores da TV brasileira

acidente-com-gugu-liberato-morte-apresentador-de-tv-acidente-dome-stico-gugu-gugu-liberato-internado-1

Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu, nasceu em 10 de abril de 1959, em São Paulo, filho de imigrantes portugueses. Ficou conhecido por comandar programas de entretenimento, principalmente no SBT, onde trabalhou por mais de 35 anos.

Fã assumido de Sílvio Santos, aos 13 anos Gugu mandava cartas à Sílvio dando dicas para programação e quadros. Aos 14 anos, na época trabalhando como office-boy, participou de um programa com o ídolo, ainda na TV Tupi, e teve a oportunidade de entregar uma carta pessoalmente. Depois desse encontro o jovem foi chamado para trabalhar na produção do Programa Sílvio Santos e, a partir deste momento, começou a trilhar seu caminho pela televisão.

gugu-sbt-768x432

No início dos anos 80 estreou no palco, ao lado de Sílvio. Começou apresentando a Sessão Premiada, que presenteava espectadores durante o intervalo dos filmes. Daquele instante em diante, Gugu não parou mais. Alegre, carismático, criativo e até mesmo ousado, o apresentador conquistou a televisão em pouco tempo.

Apresentou o Viva a Noite, programa de auditório que no começo era dividido entre alguns apresentadores mas depois ficou a cargo de Gugu nos sábados a noite. Foi nestes anos estreia o Menudo no Brasil, após o lançamento de seu primeiro disco, e, o Viva a Noite se torna o responsável pelo lançamento da banda Dominó e Polegar, promovida pelo apresentador através de sua produtora.

gugu-augusto-liberato-20010327-90-original

Depois, começou a apresentar programas nos domingos à tarde, dividindo espaço com o próprio Sílvio Santos. Ainda nessa época, apresentava o Sabadão Sertanejo, que recebia artistas aos sábados a noite. Logo após foram apresentados quadros que são conhecidos até hoje como Passa ou Repassa, Cidade contra Cidade e TV Animal. Essa foi a abertura para o Domingo Legal, que se tornou a maior marca do apresentador, onde teve Banheira do Gugu, Táxi do Gugu, Lendas Urbanas e muitos outros.

gugu

Em 2009, o apresentador muda de casa, passando a se apresentar na Record TV com o Programa do Gugu. No programa, foram mantidos diversos quadros que fizeram história em sua carreira e marcam a vida dos telespectadores como De Volta pro Meu Aconchego, Sonhar Mais um Sonho, Devo uma Nota, Nasci de Novo, Casamento Diferente, Lendas Urbanas, Top TV Internet e Verdade ou Mentira. Além disso, em 2011, estreia a Escolinha do Gugu, quadro baseado no formato conhecido da Escolinha do Professor Raimundo, no qual Gugu comandava uma turma cheia de alunos malucos que garantiam a diversão dos telespectadores.

Recentemente, foi apresentador do Power Couple, reality show que apresenta a vida de casais de celebridades em uma casa enfrentando desafios extremos que testam quão bem eles realmente se conhecem. Os casais são eliminados semanalmente até que o último casal vence e leva o dinheiro acumulado. E por último, o show de talentos Canta Comigo que coloca participantes anônimos no palco para cantar diante de um time de 100 jurados, composto por profissionais da indústria da música.

gugudisco0

A carreira de Gugu não se limita apenas ao seu legado na televisão. Nos anos 80, o apresentador e produtor grava seus primeiros compactos com músicas como “Docinho, docinho” e “Baile dos passarinhos”. Em 2002, lança seu DVD “Gugu para crianças” com 16 músicas inéditas, e em 2006 lança o sucesso “Pintinho Amarelinho” que se tornou uma febre.

Na década de 90 inauguraram o Shopping do Gugu, o Posto do Gugu e ainda o Parque do Gugu, aproveitando a boa onda em que encontrava o apresentador.

Na última sexta feira, 22, o apresentador morreu, aos 60 anos, após sofrer uma queda de quatro metros dentro de sua própria casa em Orlando e passar dois dias internado. Segundo informações, Gugu teria subido até o sótão para verificar o ar condicionado e acabou caindo, sofrendo uma lesão na cabeça. A morte cerebral foi confirmada pelo neurocirurgião brasileiro Guilherme Lepski, chamado pela família. Gugu deixou três filhos: João Augusto de
18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.

Seu corpo chegou no Brasil na quinta feira, 28. A demora se deu pelo fato do apresentador ser doador de órgãos, mostrando, mais uma vez, seu caráter incrível e inspirador.

3198742-gugu-liberato-recebe-homenagem-do-filho-950x0-3

O velório foi aberto aos fãs e aconteceu no Salão Monumental da Assembleia Legislativa, com caixão aberto, durante quase 24 horas. Parentes e amigos se despediram do apresentador e ofereceram apoio a família. Diversos famosos passaram pelo local e prestaram suas homenagens, entre eles Ana Hickmann, Mara Maravilha, Luiz Bacci, César Filho e Sabrina Sato. Todos relembraram o caráter amoroso, gentil e acolhedor de Gugu.

Os fãs formaram uma fila extensa em frente a Alesp, um dos grupo presentes chegou no local antes mesmo da chegada do corpo. Outros viajaram de diversos locais do país e até passaram a noite na calçada para poder dar o último adeus ao ícone da televisão brasileira que marcou gerações e preencheu os dias dessas pessoas com alegria e bom humor.

O enterro acontecerá na manhã desta sexta-feira (29), no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, e será aberto ao público, mas apenas os familiares e amigos próximos terão acesso as proximidades do jazigo onde Gugu será sepultado.

Por Gisele Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s