“Santo Aniversário, Batman!”

robin-009

O eterno menino prodígio que já não é tão garoto, pois está completou 80 anos em 2020, o fiel parceiro do Cavaleiro das Trevas, foi criado pelo roteirista Bill Finger a partir de um rascunho de Bob Kane, em que fazia um outro Superman para apresentar ao dono do estúdio em que eles eram contratados. O Batman foi lançado na Detective Comics #27, com capa de maio de 1939, ao lado do kryptoniano, é a base de todo super-herói.

Mas o Robin foi criado para ser um personagem alegre e colorido às histórias escuras e sombrias do Batman, os criadores também o imaginavam que ele seria útil, para o herói poder conversar em suas aventuras, ao invés de viver pensando ou conversando sozinho. Robin foi o primeiro exemplo de sidekick (parceria) nas histórias em quadrinhos, isso deu tão certo, que surgiram outros sideccks para diversos heróis como o Ricardito, para ser o parceiro-mirim do Arqueiro Verde, Bucky (Marvel Comics), para o Capitão América, e até mesmo levando a transformar Jimmy Olsen no sidekick do Superman anos mais tarde.

batman-robin-comic

Existem vários Robin em diversas épocas da vida do Batman, claro que o clássico é o Dick Grayson, que é um integrante mais jovem de uma família de acrobatas de circo chamada “Os Graysons Voadores”, que foram assassinados a mando do gângster Anthony Zucco, e estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo, é sem dúvida o Robin mais conhecido por todos.

dick-grayson-robin-nightwing-all-versions-by-nicola-scott-horizon-version

Mas também têm o Jason Todd, um garoto marginal de rua, o Tim Drake garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular, Damian Wayne, filho do Bruce Wayne com a Talia Al Ghul, esse surgiu após saga Batman R.I.P, ele se tornou o novo Robin, combatendo o crime em Gotham ao lado do novo Batman, Dick Grayson. Foi o mais arrojado, atrevido e desobediente de todos os Robins, sendo também o mais violento deles depois de Jason Todd.

b8b83a76165ac211462cd78a1368c02d
Teve meninas que usaram a vestimenta do prodígio como a Stephanie Brow, conhecida como Salteadora, foi namorada de Tim Drake por um tempo e acabou assumindo o lugar de Robin após o pai de Tim descobrir sua identidade secreta.

8d4b30b9bc42588bc3e98b0690352b40

Stephanie permaneceu pouco tempo no cargo, sendo desaprovada por Batman após desobedecer uma ordem direta.

No período de ‘Os Novos 52’ Stephanie se tornou a Batgirl, dando um spoiler. Também teve a Carrie Kelley, que como falamos a Robin do Frank Miller, que teve sua primeira aparição na aclamada série The Dark Knight Returns, em que Carrie era então uma estudante de apenas treze anos que foi salva por Batman. A partir de então, a jovem passa a idolatrar o Cavaleiro das Trevas, economizando dinheiro para criar um uniforme de Robin, esperando um dia tornar-se sua parceira.

31145643361236

Mas em outras Terras, até o próprio Bruce Wayne já foi o Robin, pois segundo ao arco de Geração, o qual traz histórias do tipo Elseworlds, Bruce foi o Robin por um curto período da sua adolescência, antes de adotar o nome e o manto de Batman, tendo utilizado o característico traje vermelho e verde. Inclusive foi batizado pela jovem jornalista Lois Lane com o nome de Robin pela semelhança do traje com a espécie de pássaro “Robin”.

880ea375ea29a93b6d96943781b71432

Pensando em homenagear o eterno menino prodígio, o jornalista Leonardo Vicente foi convidado pela Editora Skripit para participar de “PRODÍGIO”, uma coletânea imperdível para pesquisadores, fãs do universo do Batman e apaixonados pela nona arte. Aliás, quando eles lançaram a coletânea do Batman, já dava indícios desse lançamento, pois o Robin estava lá, sempre ao lado do Batman, afinal eles são a Dupla Dinâmica de maior instituições da cultura pop em todo o mundo, referência não só no mundos dos quadrinhos e da literatura, mas também em casos diversos.

BA3-E06-D9-CDA3-41-E3-9744-8-B1914-EB6246

PRODÍGIO faz parte da coleção jornalística de História dos quadrinhos que a Skript está desenvolvendo. Além desse livro, temos os já publicados “Os Cavaleiros das Trevas” (sobre todas as versões de Batman nos seus 80 anos de HQ) e “Bill Finger – A História Secreta do Cavaleiro das Trevas” (documentário em quadrinhos sobre a vida do seu criador).

46342178-2156439371081067-5165213646824931328-n

O autor dessa obra, o jornalista Leonardo Vicente Di Sessa, que já atua nesse mercado nerd desde 2001, e também trabalha como escritor, editor e revisor, nas editoras Europa, Skript, Heroica, Panini e Noir, agora ele está participando desse projeto em comemoração do personagem mais icônico e divertido de Gotham City, que aliás, quem quiser conhecer mais sobre esse novo lançamento da Skript em celebração aos 80 anos do Menino Prodígio Robin, veja mais no link abaixo.

Robin no CATARSE

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s