MESTRE DO UNIVERSO CAUSA DESCOFORTO NOS FÃS PELO PROTAGONISMO FEMININO

images-jpeg-105

Aclamado pelos críticos e odiados pelos fãs, assim está a nova animação da Netflix lançada na última sexta-feira (23), a animação focada na sequência do desenho de 1983, no universo de He-Man, produzida por Kevin Smith, a série animada Mestres do Universo- Salvado Etérnia.

images-jpeg-102

A série animada conta com cinco episódios na plataforma de streaming e mostra de início, a jornada de vilões e heróis numa aliança formada para salvar Etérnia. He-Man nasceu a partir do lançamento de uma linha de brinquedos nos Estados Unidos em 1983, lançado pela Filmation Studio, animação teve 130 episódios, separado por duas temporadas conquistando uma legião de fãs pelo mundo, no Brasil o desenho também foi sucesso, sendo exibido em diversos programas infantis da tv aberta nas décadas passadas.

images-jpeg-90

Apesar do enorme sucesso no passado, a releitura do clássico produzida pela Netflix causou insatisfação na fanbase do desenho, isso devido o personagem principal não ser o Príncipe Adam, o herói He-Man no desenho.

images-jpeg-91

Na primeira parte o foco ficou para a personagem feminina Teela, na qual mas foi criticada, obtendo declamações, sendo um dos motivos dos fãs a odiarem na série. Segunda parte as críticas foram levantadas nas diversas plataformas da internet como, site, canais especializados e outras mídias da cultura pop. A questão do protagonismo no primeiro episódio dar destaque para personagem feminina que não é a principal componente da história, se não bastasse isso, ainda se levantou acusações contra a Netflix de querer lacrar em cima da série ao dar o protagonismo a uma mulher.

images-jpeg-97

É interessante observar essa questão pelo aspecto social e o quanto a cultura do machismo impera dentro do mundo nerd, logo então, na cultura pop como um todo. Claro que há exceções, se pegarmos algumas produções protagonizadas por mulheres que sofreram com ataques colocando a qualidade em questão, mesmo quando o produto apresentado é bem feito e competente suficiente para ser elogiado, seja pela ótima história ou pela incrível interpretação do personagem. Parece que ainda há dificuldade de aceitação da força da mulher independente, isso fica nítido quando acontece levante de críticas em produções bem executadas que são protagonizadas por personagens femininas.

images-jpeg-95

Anterior ao fato dos haters à “Mestre do Universo – Salvando Etarnia”, tinha acontecido o mesmo com Viúva Negra, filme da Marvel, protagonizado pela atriz, Scarlett Johansson, com estreia mundialmente nos cinemas, outra foi com a personagem Ray de Star Wars que também sofreu boicote e críticas pesadas. O filme solo da Arlequina, protagonizado por Margotti Hobby.

images-jpeg-98

Até mesmo os dois filmes da Mulher Maravilha, que são excelentes por sinal, sofreram com críticas extremamente negativas. Não há qualquer objeção a crítica, desde que seja feita de forma responsável e dentro do parâmetro que questiona qualidade da produção como um todo, não apenas por ser protagonizado por uma mulher independente, sem precisar de um homem para ajudar a vencer o ‘mal’.

images-jpeg-89

Portanto, é preciso atentar quando uma produção é questionada não pela qualidade mas pela concepção do certo dentro de uma construção social que a muito moldou a sociedade como sendo apenas dominada pelo homem, é preciso também entender que heroínas podem sim, fazer parte de universos antes dominados por heróis. Isso seria aceitável todo o incômodo se realmente a série ‘Mestre do Universo- Salvando Eternia’ fosse de qualidade duvidosa, mas não é o caso.

images-jpeg-101

Pelo contrário, é recheada de referência e muito bem executada tanto na trama quanto na construção rápida dos personagens, até mesmo a aliança e sua frágil relação é bem estabelecida, lembrando que o nome dessa série não é He-Man, é Mestre do Universo. Mestre do Universo – Salvado Eternia já está disponível no catálogo da Netflix com 5 episódios.

Por Daniel Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s