Pokémon Scarlet e Violet – A Nova promessa para a franquia

image host

Pokémon é uma franquia de jogos criada em 1996 por Satoshi Taijiri. A sua maior inspiração foram algumas de suas brincadeiras quando criança de pegar insetos, um costume bem comum entre as crianças no Japão. Satoshi idealizou um jogo para o Gameboy onde as crianças iriam capturar monstrinhos, treiná-los e colocá-los para lutar. Tal
conceito simples acabou gerando um sucesso extraordinário que continua até os dias de hoje.

Com o sucesso, não demorou para receber adaptações em outras mídias. Algumas destas são uma animação em 1997, um card game, vários jogos spin off, brinquedos, pelúcias, jogos de tabuleiro etc. Hoje em dia é umas das propriedades que mais representa o Japão e sua cultura.

image host

Desde sua concepção a interação entre os jogadores sempre foi tido algo importante, mesmo o jogo sendo single player por conta do hardware limitado. Alguns desses entrosamentos envolvem Pokémons que o jogador só irá conseguir se trocar com amigos, seja por este evoluir apenas quando trocado de uma pessoa para outra ou não estar presente na versão do jogo que comprou, afinal quando o novo jogo é lançado ele vem em duas versões e cada uma com algumas mudanças de quais Pokémons terão. Também existem batalhas Pokémon, que possibilitam o jogador lutar contra um time do colega. Mesmo que uma pessoa esteja jogando a sua aventura separada das outras, caso ela queira completar a pokédex capturando todos os monstros de bolso, é inevitável a interação com outra pessoa que também tenha o jogo.

IMG-20220314-WA0080

Pokémon, em suas interações principais, é um jogo do gênero RPG. No começo de sua aventura você irá escolher um dentre três opções de monstros iniciais, receberá algumas pokébolas (bolas onde os Pokémons ficam e que são usadas para capturá-los) e poderá começar sua jornada pela região daquele jogo. Ao longo de sua jornada, você irá encontrar não só uma vasta gama desses animais como itens que lhe ajudarão no percurso, dentre outras coisas, a capturá-los.

image host

O objetivo principal de cada jogo é derrotar treinadores poderosos, líderes dos chamados Ginásios Pokémon, presentes na maioria das cidades do jogo. Superando-os em batalha o jogador receberá uma insígnia. Conseguindo todas, ele poderá ir batalhar na Elite dos Quatro e se tornar o mestre Pokémon. Além disso, cada jogo tem outras histórias que acontecem em paralelo a esta principal, geralmente envolvendo pokémons lendários, cujos poderes podem mudar o mundo, e vilões que querem capturá-los. A Game Freak segue sempre uma mesma fórmula para fazer seus jogos, onde a magia geralmente está em explorar uma região nova e capturar os pokémons daquela região.

image host

Pokémon é um RPG simples, focado para um público infantil, embora muitos adultos joguem. No decorrer dos anos, sua fórmula quase não se modificou, geralmente o que muda mais são os gráficos do jogo. Pokémon começou no Game Boy onde mal se tinha cores. Hoje seus jogos são coloridos, cheios de sons e outros detalhes que ajudam a fazer o seu mundo parecer mais vivo.

image host

Em interações como Pokémon Let’s Go Eevee e Pikachu, os pokémons selvagens começaram a aparecer em tela, deixando o jogo mais orgânico e vivo, além de acabar com os encontros aleatórios com pokémons selvagens no jogo. Isso, em outros jogos, acabava por às vezes deixar jogadores irritados, pois não queriam batalhar naquele momento, mas seguir seu caminho para completar algum objetivo. Neste jogo, os encontros são determinados pelo jogador, quando ele quer, se ele quer e com qual Pokémon quer, incentivando inclusive a exploração do mundo. Cada Pokémon pertence a certos locais, montando assim vários ecossistemas.

image host

Desde o lançamento do jogo Mobile Pokémon Go, a franquia de certa forma vem tomando algumas mudanças, umas mais bruscas e outras nem tanto. Essas mudanças mais radicais geralmente costumam fazer parte de jogos spin off. Recentemente, com Pokémon Legends Arceus, o mais novo spin off da série, suas mecânicas novas e proposta de jogo animaram bastante a comunidade, sendo um jogo de bastante sucesso. Os fãs querem ver essas mudanças positivas de Legends Arceus na franquia principal.

image host

No dia 27 de Fevereiro tivemos o anúncio de Pokémon Scarlet e Violet, e as pessoas se encontram talvez mais animadas que o normal. A expectativa é de que os pontos positivos de Legends Arceus possam aparecer nos jogos novos, além de ter sido dito pela Pokémon Company que esses dois jogos seriam mundo aberto. Apesar de você explorar uma região em cada jogo, você não poderia ir para qualquer lugar que quisesse quando quisesse. Você sempre foi obrigado a seguir uma rota, um caminho a percorrer para conseguir ir abrindo aos poucos cada parte do mapa. Tanto que tudo sempre tinha uma ordem de ginásios que o jogador tinha de percorrer. Por exemplo, o primeiro seria o de pedra, depois água, raio, planta, etc. sempre dependendo de cada jogo. Ser um mundo aberto abre expectativas para os jogadores, de poderem ir onde quiserem, quando quiserem, procurar os pokémons que desejam desde o início, são muitas possibilidades.

image host

Pokémon é um jogo que sempre encantou os jogadores, seus monstrinhos são amados pelo mundo todo e seus jogos são geralmente sinônimos de sucesso. Tem uma animação que passa até os dias de hoje, vários filmes, um jogo de cartas, torneios, aparições em outros jogos como Smash Bros. Se, nessa nova geração, ocorrerem as pequenas mudanças em seu gameplay, principalmente o mundo aberto, a franquia pode inclusive dar uma revitalizada. Revitalizada essa que já andava acontecendo aos poucos com as pequenas mudanças como as presentes no Let’s Go.

image host

Pokémon foi, e sempre será, um grande nome na história dos videogames, e não aparenta estar mostrando sinais de parar. Com um gameplay simples de se entrar mas complexo de se dominar, monstrinhos extremamente carismáticos, uma proposta de jogo que é singleplayer, mas ao mesmo tempo promove uma grande interação entre os jogadores, Pokémon Scarlet e Violet podem ser uma boa virada para a franquia e talvez a promessa de um futuro que continuará dando bilhões para a Nintendo por muitos anos. Porém, a principal pergunta é, dos três iniciais novos, qual é o mais fofo?

image host

por José Eduardo ft Melissa Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s