Desde 1926 é celebrado na Espanha, o Dia do Livro, esta data coincide com o ano de morte de um dos grandes poetas e teatristas, o dramaturgo inglês William Shakespeare e também ao romancista espanhol Miguel de Cervantes. Por isso os habitantes de Cataluña, revivem essa tradição e a cada livro dos escritores vendido, é dada uma rosa de presente.
Esse costume já é antigo, e também é forma de incentivar a leitura, afinal ninguém nasce gostando e nem sabendo ler, sendo algo que nós aprendemos de devagar a adquirir esse hábito, para que assim possamos levar para toda a nossa vida. O livro é uma das formas de transmissão de conhecimento onde mais se une culturas de diferentes países e por essa razão é celebrado o Dia do Livro no dia 23 de abril na Espanha.
Por isso nós que somos grandes propagadores dessa tradição de incentivo a leitura, vamos homenagear esse dia do livro em espanholas e também condecorar um dos artistas mais representado no mundo da literatura e artes em geral pelo mundo.
O autor William Shakespeare nasceu dia 2 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon e faleceu 23 de abril de 1616, Stratford-upon-Avon, Reino Unido, ele foi um poeta, dramaturgo e ator, foi considerado o maior escritor de língua inglesa e o mais influente em todo o mundo. Shakespeare se casou aos 18 anos com Anne Hathaway, na qual teve três filhos – Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith.
Era chamado de “Bardo do Avon” na Inglaterra, ele escreveu diversas obras, incluindo colaborações que atualmente restam 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.
O artista começou sua carreira em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men. A maior parte de suas obras produzidas foram entre anos de 1590 e 1613, sendo que suas primeiras eram principalmente comédias baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. Apenas por volta 1608, ele começou a escrever as tragédias, como Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.
Em sua ultima fase William começou a escrever as tragicomédias em colaboração com outros dramaturgos, em que diversas peças foram publicadas em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua época, mas seu talento e suas obras ainda se prevalece nos dias atuais, inspirando à muitos escritores, romancistas e poetas, na qual o aclamam por sua genialidade, o idolatrando com um herói.
Há poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.
Mas no século passado (séc XX), sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.
Uma consideração sobre “Dia 23 de Abril é celebrado o “Dia Shakespeare” na Espanha”