Pelé – O rei do futebol e sua relação com a cultura pop

pele-reproducao-instagram

Edson Arantes Do Nascimento, conhecido mundialmente como o rei do futebol, Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, no Hospital Esraelista Albert Einstein, em decorrência de um câncer de cólon. Conhecido no mundo inteiro como o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé já participou de diversos produtos dentro do entretenimento pop.

A ficha do ex-atleta é bastante extensa, e inclui até um cessar-fogo durante uma guerra civil que aconteceu na Nigéria na cidade de Benin em 1969, onde clube brasileiro do Santos foi fazer um jogo amistoso. Pelé coleciona diversas participações em filmes, desenhos e quadrinhos, o último trabalho dele no cinema foi no filme que conta o início da carreira de codinome, Pelé: O Nascimento de uma Lenda, lançado em 2007.

fc38de10-9c89-11eb-9d7d-266e886ca99a

Ao todo são 8 longas-metragens dentro da carreira que conta sobre diversos momentos da vida do atleta, alguns como participação como aconteceu no filme, Os trapalhões e o Rei do Futebol, lançado em 1986, onde ele contracenou com o famosos grupo de humorista liderados por Renato Aragão, conhecido pelo apelido Didi, ou quando ele esteve como protagonista do primeiro filme que conta sua história em, O Rei Pelé, lançado em 1962.

Em 2021, ele ganhou um documentário produzido pela Netflix, que conta sobre sua vida e carreira, além de comentar algumas curiosidades sobre os bastidores do futebol e compartilhar alguns momentos de quando participou da vitória da seleção brasileira em três copas do mundo.

i

Pelé ainda teve o privilégio de ter um quadrinho seu escrito e ilustrado pelo Mauricio de Sousa, ele fez uma participação na edição de 1970, de codinome, Pelezinho e a Turma da Mônica, onde mostra um pouco da vida na infância do rei do futebol. Depois, em 1977, foi lançada outra edição chamada de Turma da Mônica do Pelezinho, encerrando as participações do rei em quadrinhos Maurício de Souza.

Ele ainda se aventurou no mundo da música lançado em 2016 uma canção de nome Esperança, disponível no Youtube com videoclipe, a letra fala sobre um novo horizonte que surge no futuro quando estamos dispostos a seguir em frente, fala também sobre união e força, em um dos trechos ele cita a seguinte frase “E é um novo tempo que a gente avista, é o povo brasileiro nesta conquista, que essa brava gente nunca desista”, canta o rei.

E não somente isso, no mangá de Blue Lock, no primeiro capítulo da obra, há uma homenagem a Pelé como maior jogador da história de todos os tempos, o classificando como um dos maiores do planeta quando o assunto é futebol, na adaptação para anime a homenagem continuou, e foi ainda melhor de ver o quanto o atleta brasileiro é respeitado em todas as mídias possíveis.

simpsons-esportes-17012020203658932

O rei também tem citação e adaptação no desenho dos Simpsons, assim como, diversas inserções dentro de jogos de videogame de futebol. Pelé através do esporte conquistou uma legião de fãs pelo mundo inteiro, pela graciosidade e verdade ao jogar futebol, o jeito menino de amor pelo esporte o fez voar por lugares nunca imaginado, tal dedicação o consagrou como o melhor jogador do planeta, ele viveu o sonho de garoto de origem humilde de conquistar tudo através da oportunidade de praticar o que ama.

por Daniel Guimaraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s