Ailton Krenak fala com precisão e eloquência sobre as “Ideias para adiar o fim do mundo”

hileia-amazonica-conheca-a-maior-floresta-tropical-do-mundo

Falar de sustentabilidade deveria ter um tom diferente no Brasil, já que possuímos a maior floresta tropical do mundo, o rio mais extenso e por ocuparmos a maior parte da América do Sul, também temos a maior biodiversidade do mundo. O autor indígena, Ailton Krenak reúne no seu best-seller, Ideias para adiar o fim do mundo, conta com a autoridade necessária para chamar nossa atenção perante o descaso e destruição da valiosa herança brasileira.

Nascido na região do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak remete uma crítica em seu livro, transcrevendo uma ideia de humanidade em separação da natureza. Parafraseando uma das suas citações; uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.

KRENAK-Ailton

Ausente de qualquer sentido poético, a obra nomeia o leitor não nascido de uma aldeia, como branco e ainda nas primeiras páginas evidencia que somos nós, os selvagens. Krenak deixa claro, em todo o livro, a luta indígena contra o comportamento antropoceno da humanidade que parece não querer enxergar os limites dos desastres socioambientais causados por uma busca desenfreada pelo progresso que aniquila não apenas a terra, mas toda nossa história e identidade por ela cedida.

T83-Semeia-Indica-Livro-Ideias-Para-Adiaro-Fimdo-Mundo-aspect-ratio-1034-578

A nova edição é um compilado de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal entre 2017 e 2019, conta com posfácio inédito de Eduardo Viveiros de Castro. E está presente nas recomendações de leitura e se encontra em destaque nas listas como Literatura BrasileiraMais vendida em 2022” pela PublishNews, O Globo, Amazon Brasil, Veja, Estadão e outras mídias.

por Nay Souza

Uma consideração sobre “Ailton Krenak fala com precisão e eloquência sobre as “Ideias para adiar o fim do mundo””

  1. Gostaria muito de saber sobre o relacionamento dos krenakes e do próprio Ailton suas relações com o Sebastião Salgado que é também aqui da região, são vizinhos. Nunca vi nem ouvia alguma manifestação oficial de ambas partes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s