No final da década de 1980, o Brasil saía de uma árdua e conflitante Ditadura Militar, que levou a vida de muitos inocentes, além de outras que foram exiladas para fora do país. E dessas, a maioria eram negras, que aumentaram a porcentagem desse marasmo genocida e trucidante, que assolou o Brasil por décadas sombrias e horrendas, de retrocesso ilimitado e mortes exacerbadas, aplicadas de forma cruel e covarde, por autoridades severas e hostis. Essa época gerou na população negra, um sentimento de culpa e afastamento da sociedade, que não os aceitavam e jogavam às margens, como se fossem nada.
Nessa época quatro garotos da periferia de São Paulo, dois da zona sul e dois da zona norte, se encontravam para fazer a diferença e levar expressividade. De forma veemente e precisa, cantando uma realidade distinta daquela vista nos meios de comunicação de massa convencionais, entre rimas e samples, eles davam voz e oportunidade de loquacidade àqueles que mal tinham esperança de vida. Desde então, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay mostrou um mundo de força e ensejo visceral, visando dar voz para quem nunca foi ouvido, mostrando com intensidade a realidade diante a intolerância que há na sociedade.
O documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo produzido exclusivamente para a Netflix mostra mais do que três décadas da carreira do grupo de rap, que inovou e revolucionou não apenas com seus singles precisos e eloquentes, mas sim rasgaram o verbo e levaram a autenticidade do gueto para o mundo, entre trancos e barrancos, mas sempre com a premissa de ser ouvido por quem não tem chance de mostrar seu verdadeiro EU.
Uma produção realizada pela Preta Portê Filmes, com direção de Juliana Vicente, traz os Racionais em seu habitat natural, de forma íntima e inerente, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay contam segredos e revelações que levaram os Racionais a ser quem, sem vírgulas ou aspas, apenas os quatro integrantes, trocando ideia e se expressando abertamente, mostrando a verdadeira premissa da qual eles se juntaram, para levar representatividade a aqueles que não têm, dando referência e reverência aos negros que foram marginalizados e excluídos em uma sociedade mesquinha, egoísta e hipócrita, que visa agregar, mas joga o cacete em quem dita contra.
Esse, é um documentário necessário, mostrando abertamente que o mundo é bem mais amplo do que há embaixo do seu nariz empinado, e a feriada que sangra e todos omitem, quer cicatrizar e proferir, para ser ela mesma, com sua essência e consideração, abrindo o leque de cores, ritmos e sabores, aspirando uma sociedade mais plural e igual. Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo é uma produção intensa e aspirante, que está disponível no streaming da Netflix.